31 de outubro de 2009

Aged promove 2ª etapa da vacinação contra aftosa

Começa no dia 1º de novembro a segunda fase da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. A campanha se estende até o dia 30 de novembro, segundo o diretor-geral da Agência de Defesa Sanitária do Maranhão (Aged), órgão da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). O lançamento da campanha ocorre nas unidades regionais de Santa Inês e Zé Doca. As ações se estendem, em seguida, por todo o Maranhão.

De acordo com Luiz Almeida, a governadora Roseana Sarney e o Secretario de Agricultura, Afonso Ribeiro, estão empenhados no propósito de erradicar a febre Aftosa no Maranhão e consequentemente elevar o Estado ao status de Zona Livre com vacinação. Essa mudança, segundo ele, impulsionará o agronegócio. Ao atingir uma área livre da febre aftosa com vacinação, com baixo risco, serão abertas, para o Estado, fronteiras de negócios nacionais e internacionais. O empresário vai buscar preços competitivos para sua atividade pecuária e atrair novos investidores para o setor.

Para realizar o trabalho, foram mobilizadas várias equipes formadas por médicos veterinários, fiscais de defesa animal, assistentes de defesa agropecuária, técnicos agrícolas e auxiliares de campo. São 18 escritórios regionais, 79 unidades veterinárias e 112 escritórios de atendimento à comunidade, além de 13 barreiras zoofitosanitárias.










A Aged está promovendo dias de campo, palestras e reuniões nos comitês municipais de sanidade agropecuária (Comusas) em povoados, sindicatos, associações, escolas, para conscientizar sobre a necessidade da total cobertura vacinal no rebanho maranhense.

O Maranhão possui o segundo maior rebanho bovino e bubalino do Nordeste, com aproximadamente 6.836.192 cabeças. A Aged intensificará a vacinação dando prioridade aos municípios que tiveram baixos índices vacinais na 1ª fase, superando os 95,99% da etapa anterior , garante Luiz Almeida.

Zé Doca em Foco 31/10/2009

Nenhum comentário: