25 de outubro de 2009

"POLICIA" Secretaria de Segurança promove encontro com lideranças comunitárias de São Luís


O Secretário Raimundo Cutrim em companhia de toda a cúpula do Sistema de Segurança Pública do Estado promoveu durante O  dia 24, o II Encontro de Conselheiros Comunitários de Segurança da Regional Metropolitana de São Luís.
O evento aconteceu no Auditório Leofredo Ramos, no prédio da SSP, e contou com a participação de lideranças comunitárias e representantes de várias comunidades da capital envolvida no projeto dos Conselhos Comunitários, totalizando cerca de 700 pessoas.
Com o objetivo de levantar o papel e a importância dos Conselhos Comunitários na discussão e formulação das políticas públicas na área de Segurança para o Maranhão, o encontro teve apresentação de palestra proferida pelo secretário Raimundo Cutrim com a temática “A Importância dos Conselhos de Segurança”, além de implantações de projetos preventivos desenvolvidos e que serão aprimorados pela Secretaria de Segurança, como o Roda Viva, Cinema na Comunidade, Festa Legal, Esporte sem Drogas, o Protejo e o Mulheres da Paz.
Estiveram presentes, além de Raimundo Cutrim, o secretário adjunto de Modernização Institucional da SSP, coronel William Romão; os superintendentes de Polícia Civil da capital e do interior, Sebastião Rodrigues e Jair de Paiva Lima, respectivamente; do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Franklin Pacheco; o secretário do gabinete de Gestão Integrada, coronel Adécio Vieira; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Marcos Sousa Paiva; o representante da Câmara Municipal, vereador Augusto Serra, entre outras autoridades civis, militares e políticas.
Durante a apresentação, o coronel William Romão, destacou a filosofia dos Conselhos de Segurança. “Esta é uma nova forma de focar as questões inerentes à Segurança Pública. Na Europa, EUA e no Japão esse projeto é sucesso e aqui no Brasil, e em especial no Maranhão, não vai ser diferente. O artigo 06 da Constituição Federal diz que a democracia é participativa. Neste sentido, os Conselhos de Segurança e a Polícia Comunitária trabalham juntos, sendo o sujeito da própria história nos projetos e ações sociais dentro do modelo de prevenção da violência e da criminalidade”, ressaltou.
Na oportunidade, Cutrim enfatizou o trabalho de aproximação comunitária que vem implantando desde sua gestão passada à frente da pasta. Comentou sobre o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Programa este similar ao que existe nos EUA desde 1983, que o Rio de Janeiro adaptou em 1992 e, que ele trouxe para o Maranhão em 2002, a partir da implantação em Santa Inês e posteriormente para São Luís. Hoje, o programa contabiliza 150 mil alunos da 5ª à 8ª séries em 87 municípios com 103 policiais militares formados e capacitados exclusivamente para o programa.
Conselhos – Os Conselhos Comunitários de Segurança são órgãos deliberativos, normativos e informativos de representantes da sociedade civil organizada e do poder público, com o objetivo de estabelecer, acompanhar, controlar e avaliar as políticas Públicas de Segurança no Maranhão.
É uma iniciativa fruto da parceria do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) e Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Em São Luís, a Segurança Pública conta com 700 conselheiros nomeados e capacitados, distribuídos em 23 distritos localizados nas circunscrições dos Cids (Centro Integrado de Defesa Social). No interior do Estado, são 18 os municípios onde possuem os Conselhos implantados e até o final do ano o secretário Raimundo Cutrim pretende estender esse número para 50 cidades.
Os próximos municípios a serem instalados são: Colinas, Zé Doca, Pinheiro, Cururupu, São João Batista, Penalva e Santa Helena.

Zé Doca em foco 25/10/09

Nenhum comentário: