10 de novembro de 2009

"Educação e Cultura" Grupo de teatro do IFMA representará Zé doca no XIV Festival Maranhense de Teatro em São Luis

Zé Doca - O grupo de teatro “Terra Altaneira” do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Zé Doca surgiu a partir de um projeto idealizado pelo professor de Arte Arnaldo Cunha de Aguiar Junior, desde Agosto de 2008. O projeto teve como principal objetivo sensibilizar os educandos desta instituição para um entendimento teórico e prático sobre a linguagem cênica. O Projeto “Oficina de teatro” que há um ano e três meses está funcionando envolve os alunos em encontros semanais, onde os mesmos fazem leitura, pesquisa, alongamento, relaxamento, jogos e laboratórios, a partir de teorias teatrais, que proporcionaram na atualidade a formação de um grupo de teatro e a possível apresentação de espetáculos teatrais e outras atividades extensivas no município.
O nome do grupo foi escolhido democraticamente pelos alunos e professor orientador, a partir de uma sugestão de uma aluna, que justificou o nome “Terra Altaneira”, como uma homenagem a cidade de Zé Doca, pois a presente denominação é trecho do hino deste município.
Hoje o grupo possui dezoito alunos freqüentando assiduamente e alguns que contribuem com o grupo, pois não possuem tempo suficiente para participar constantemente do grupo.
No decorrer da elaboração cênica o grupo tem se envolvido em pesquisas, jogos e laboratórios cênicos, produção de figurinos etc.; Tudo produzido pelo Grupo.
O grupo de teatro e pesquisa “Terra Altaneira” do Instituto Federal do Maranhão Campus Zé Doca, orientado pelo professor de Arte Arnaldo Cunha de Aguiar Junior, tem se renovado a cada dia a partir de suas práticas pautados em leituras, pesquisas, produções e apresentações, e possui como um de seus principais objetivos sensibilizar a comunidade do campus e externa para um entendimento teórico e prático sobre a linguagem cênica, perpassando esta por funções sociológicas de extrema importância ao desenvolvimento humano.
                   Desta forma a constituição sólida do grupo hoje é visível no que diz respeito as suas produções e apresentações de espetáculos, além de suas atividades extensivas.
                   Portanto como forma de aperfeiçoamento e expansão o grupo irá participar do XIV Festival Maranhense de Teatro Estudantil que ocorrerá em São Luís na Praia Grande (Centro Histórico) no Teatro João do Vale no período de 16 a 20 de Novembro, realizado pelo Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Cultura e Centro de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM), evento este que ocorre todos os anos na capital maranhense e representa o maior encontro de produções cênicas estudantis maranhenses.
Desta maneira os alunos nos cinco dias de Festival poderão além de se apresentar com dois espetáculos teatrais cujos títulos são “O castigo do santo” e o “Show Brasil” de caráter competitivo, concorrendo a bolsas de estudos, nos dias 18 e 19, conforme programação do evento. O primeiro espetáculo terá sua estréia no dia 10 de Novembro no auditório do Instituto Federal Campus Zé Doca, em duas sessões, no turno noturno.
                   Sendo este um momento impar na troca de experiências, visualização de elaborações teatrais, integração entre profissionais e estudantes da linguagem cênica, além do grupo realizar a difusão de seus estudos para outras instituições e comunidades, adquirindo um desenvolvimento humano importantíssimo para sua formação.
                   Dentro desta perspectiva moderna, sobre a produção teatral, o trabalho visará não só a produção artística em si, mas a integração entre potencial criativo e estético, e a pesquisa propiciando também a aproximação e comunicação de diversos membros de uma mesma área de estudo, estimulando a interação social e a construção da consciência do papel dos indivíduos dentro da sociedade.
      Visando assim cumprir o seu papel na sociedade de capacitação para inclusão e disseminação de conhecimentos, o IFMA Campus Zé Doca propõe-se a apoiar a participação destes alunos no evento em São Luís.
A proposta se fundamenta na idéia de fortalecer a formação humana dos discentes, extensão do teatro como ação social, difundir a arte (linguagem teatral) no município tornando-a acessível aos membros da comunidade de Zé Doca

Zé Doca em Foco 10/11/2009

3 comentários:

Jonatha disse...

....O Grupo de Teatro Terra Altaneira e D+++++.Adoro...sou do grupo e esse Festival de Teatro foi show....Esse ano vai ter de novo e o Terra Altaneira vai ta lá...marcando presença com uma peça maravilhosa...valew IFMA...

Anônimo disse...

You made some good points there. I did a search on the topic and found most people will agree with your blog.

cheap clomid

Anônimo disse...

This blog is bookmarked! I really love the stuff you have put here.

cheap nolvadex