10 de novembro de 2009

Lançada em Zé Doca a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

Zé Doca - A Gestora Regional da AGED, Luciléia Leal, lançou na última quinta-feira (05), em Zé Doca, a II etapa da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa. O lançamento da campanha aconteceu no auditório da AABB.
            Participaram do lançamento, criadores de gado do município e região, compareceram também Claudio Azevedo representando a Fundepec-MA, o sec. de Planejamento do Estado, dep. Gastão Vieira, dep. Estadual Jura Filho, Dr. Alcir Mendonça, Luizinho presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Egidio Monteiro Gestor Regional da Saúde, o Secretário de Agricultura de Zé Doca Firmino Holanda representando o prefeito e uns dos maiores criadores de gado da região Pedro Alagoano.
    Segundo o Secretário de Planejamento do Estado dep. Gastão Vieira, todos os passos nessa área serão dados com muita segurança e em parceria com os produtores rurais, que são os maiores interessados por causa da conseqüência imediata desse ato que é a valorização da carne bovina no mercado internacional. Ele ressaltou que a região precisa sair dessa situação de médio risco, que atrapalha o maranhão em todos os aspectos e como a região é importante, e de certa forma faz fronteira com o estado do Pará. “Eu aqui quis mostrar o interesse do governo para que a campanha seja feita de uma forma completa e que possamos conseguir 100% de vacinação, é importante dizer, que o governo do estado através do meu intermédio, está à disposição para ajudar tanto a AGED quanto a AGEP para resolver os problemas que por ventura ainda existem. 
       Segundo a AGED a meta da é vacinar 100% do rebanho de bovinos, que estão distribuídos em toda a região. Todos têm que vacinar e comprovar a vacinação na AGED, disse a gestora Luciléia Leal, onde aposta que não deverá ocorrer essa situação de não vacinar, porque os produtores da região estão bem conscientizados contra os prejuízos de um eventual foco de febre aftosa no rebanho.
A gestora Luciléia Leal disse que o lançamento da II etapa da campanha foi um sucesso, onde compareceram várias autoridades e a presença em massa dos criadores. Nós conseguimos na I etapa um índice vacinal de 90% por ter passado por inúmeros problemas, como a falta de estrutura e na II etapa desse lançamento alcançaremos o índice desejável, pois estamos vindo com uma visão de trabalho estruturado.
         A gestora ressalta que acredita na concretização desse trabalho, e que a porcentagem de vacinação, onde os criadores de pequeno, médio e grande porte façam um elo para chegarmos a 100% de vacinação.
         A gestora finalizou deixando um apelo a todos os criadores que procure a AGED e comprovem a vacina, para que assim consiga a meta desejável.

Fonte: Jornal Expresso do Alto turí


Zé Doca em Foco 10/11/2009

Nenhum comentário: