7 de julho de 2010

Pároco da paróquia Santo Antônio de Zé Doca é ordenado bispo por Bento XVI

O papa Bento XVI aceitou, nesta quarta-feira, 7, a renúncia do bispo da diocese de Viana (MA), dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges, e nomeou, para sucedê-lo, o vigário geral da diocese de Zé Doca (MA), monsenhor Sebastião Lima Duarte., de 46 anos. Dom Xavier pediu a renúncia após completar  75 anos, em abril, conforme prevê o cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico.
O novo bispo de Viana, é maranhense de Carutapera e nasceu no dia 3 de abril de 1964. Cursou filosofia e teologia no Centro Tecnológico do Maranhão, hoje, Instituto Superior do Maranhão (IESMA). Em Roma, na Itália, cursou teologia e ciências patrísticas no Instituto Patrístico Augustinianum.
 Ordenado padre no dia 30 de novembro de 1991, mons. Sebastião foi pároco da paróquia Santo Antônio (catedral), em Zé Doca. Foi coordenador de pastoral e administrador diocesano; coordenador diocesano de liturgia; membro do Colégio de Consultores; professor de História da Igreja Antiga e Patrística no IESMA.
Atualmente, além de vigário geral, mons. Sebastião é pároco da paróquia São Sebastião, em Carutapera.
A CNBB, por meio da Assessoria de Imprensa, cumprimenta o novo bispo desejando-lhe pleno êxito pastoral. Ao mesmo tempo, agradece a dom Xavier todo o trabalho e dedicação ao povo da diocese de Viana.

Zé Doca em Foco 07/07/10


Nenhum comentário: