14 de julho de 2010

Professores do Instituto Federal decidem criar GT de Esportes

O I Jogos do Instituto Federal do Maranhão, que estava previsto para acontecer entre os dias 26 e 29 de agosto, terá uma nova data, a ser definida pelo Grupo de Trabalho de Esportes (GT de Esportes), que será formado até o dia 06 de agosto.

A decisão foi tomada, no ultimo dia 08, durante a segunda reunião de sensibilização para os jogos, realizada no Campus Maracanã, com presença de representantes dos campi Buriticupu, Codó, Monte Castelo, Santa Inês e Zé Doca.
A deliberação foi motivada pela proposta de serem promovidos jogos mais elaborados e planejados. O diretor-geral do Campus Buriticupu, Ronald Ribeiro Corrêa, comprometeu-se a buscar, junto ao Colégio de Dirigentes, apoio à realização dos jogos. “Será um momento importante para conhecermos as potencialidades esportivas de cada campus”, afirmou o Corrêa.

Do Campus Maracanã, que sediou as primeiras reuniões, sairá ofícios aos demais gestores, solicitando a indicação dos profissionais que irão compor o GT de Esportes. “Precisamos construir uma proposta que coloque os jogos no calendário oficial do Instituto Federal do Maranhão”, defendeu o diretor do Departamento de Ensino do Campus Maracanã, Inaldo Lisboa.

Para a professora do Campus Codó, Izolina Borges, as discussões estão apontando para uma reestruturação da Educação Física no Instituto Federal e não só dos jogos. “Estamos desconstruindo a ideia de uma Educação Física fragmentada. Já conseguimos perceber a vontade de uma unificação e integração dos campi, dentro do que o esporte se propõe a fazer”, garante a professora.

O professor do Campus Monte Castelo, Reinaldo Torres, entende que o modelo a ser adotado para a competição funcione como uma seletiva para os representantes do instituto maranhense nas competições regionais e nacionais. “O Instituto Federal do Maranhão cresceu tanto, que chegou a vez de fazer seus jogos. Queremos aumentar o número de atletas e melhorar o nível técnico, para podermos competir com equipes de outros estados”, apontou Reinaldo.

Integrar os campi do interior do Estado é um dos principais objetivos do grupo. “Os alunos cobram e desejam interagir nos eventos esportivos da instituição, assim como nos regionais e nacionais. Acredito que vamos conseguir encontrar uma forma de interiorizar o esporte e a educação física, fortalecendo nossos grupos”, acredita o professor do Campus Santa Inês, Elton Mota Ferreira.

A primeira reunião já como GT de Esportes está marcada para o dia 06 de agosto, no Campus Maracanã, das 09h às 12h e das 14h às 16h.

Fonte: Portal  IFMA
Zé Doca em Foco 13/07/10

Nenhum comentário: