16 de janeiro de 2011

Bispo de Zé Doca visita a Ampliada Nacional da PJ

Passados alguns dias do início da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), os trabalhos continuaram firmes e fortes por todos os delegados/as, Coordenação Nacional da PJ (CNPJ) e Assessoria. O dia também foi marcado pela visita de alguns bispos do estado do Maranhão, regional Nordeste 5.

A presença de dom Xavier Gilles de Maupeou d'Ableiges (Diocese de Viana), dom José Valdeci Santos Mendes (Diocese de Brejo), dom Enemésio Angelo Lazzaris (Diocese de Balsas), dom Gilberto Pastana (Diocese de Imperatriz), dom Carlo Ellena (Diocese de Zé Doca), dom frei José Belisário da Silva (Arquidiocese de São Luis) e dom Vilson Basso (Diocese de Caxias) foi motivo de grande alegria e comunhão com a Igreja jovem presente na Ampliada.

Presidida por Dom Eduardo Pinheiro (Setor Juventude/CNB), a Eucaristia de início, com muita reza, aos trabalhos do dia. Renovadas as forças e animados pela comunhão em Cristo, Paula Grassi (Sul 3) e Thiago Oliveira (Oeste 2), coordenadores do dia, trouxeram à memória Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, com o texto “Opção pelo Reino”.

Como todos os dias, com ajuda de um vídeo preparado pela equipe de comunicação, foi recordado o dia anterior, seguido das falas de Alessandra Miranda (Casa da Juventude Pe. Burnier) e Pe. Edison Thomassin (Trilha Cidadã) que partilharam sobre os projetos da Rede Brasileira de Centros e Institutos.

Também dom Wilson Basso, Diocese de Caxias – MA e Dom Eduardo se despediram da Ampliada deixando uma mensagem de motivação ressaltando a importância desse momento para a vida da PJ, confirmando o apoio à juventude e relembrando alguns pontos que não podem ser esquecidos como a dimensão vocacional, a formação e acompanhamento de lideranças e o encontro com Jesus Cristo a partir da espiritualidade da PJ.

Dando continuidade aos trabalhos, Pe. Wander Torres, assessor da PJ da Arquidiocese de Mariana – MG, apresentou o primeiro momento do JULGAR, com a temática “A fé e opção pelo Reino”. Neste julgar foi observada e julgada a realidade a partir da palavra de Deus.

Em sua fala ressaltou a questão do seguimento e o encontro com Jesus, destacando que “precisamos garantir aos jovens um encontro processual, em etapas, provocando a fé em Jesus”, terminando com a fila da juventude, na qual se partilhou as reações que surgiram na plenária.

O dia foi concluído com um passeio dos delegado/as por Imperatriz do Maranhão, para conhecer um pouco mais dessa acolhedora terra que com tanto carinho recebe a Pastoral da Juventude do Brasil.

Zé Doca em Foco 16/01/11

3 comentários:

Gelinton disse...

Olá.
A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude acontece em Imperatriz (MA)

Geovanne Tavares disse...

Obrigado Geliton

Anônimo disse...

It’s really a nice and helpful piece of information. I’m glad that you shared this helpful info with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.