16 de fevereiro de 2011

Sagrima ouve produtores da Região do Alto Turi

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Cláudio Azevedo, e o adjunto, Raimundo Coelho de Sousa, estiveram na Região do Alto Turi, no fim de semana, para conhecer as prioridades do setor produtivo local.

Em reunião, no auditório da Escola Miranda Braz, no município de Zé Doca, os secretários ouviram de pequenos produtores e empresários locais as prioridades do município para o setor produtivo e as principais necessidades para o desenvolvimento agropecuário local. "Essa itinerância que estamos fazendo em alguns municípios maranhenses tem o objetivo de levantar com os próprios produtores as necessidades que consideram prioritárias para que possamos adequá-las às ações do Plano Plurianual 2012-2015 que estamos elaborando", explicou o secretário Cláudio Azevedo.

Participaram, também, da reunião o secretário de Projetos Especiais do Maranhão, Jura Filho; os prefeitos dos municípios de Zé Doca, Raimundo Nonato Sampaio (Natim) e de Newton Bello, Neuma Brandão; o presidente do Núcleo Estadual de Projetos Especiais (Nepe), César Viana; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Zé Doca, Antônio Leal; e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Zé Doca, Joaquim Claro; entre outras autoridades municipais.

O secretário-adjunto da Sagrima, Raimundo Coelho de Sousa, destacou a importância de reuniões com os produtores nos municípios. "A secretaria está aberta para boas ideias e projetos e quer desenvolver ações que estejam alinhadas com as vocações e tradições de cada local. Assim acreditamos que o desenvolvimento chegará mais rápido", disse.

O presidente do Nepe, César Viana, defendeu o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia para o avanço do setor produtivo local. "O desafio rural, hoje, é o desafio da tecnologia. Não podemos mais produzir sem fazer o uso de tecnologia para melhorar os resultados. Ninguém mais faz agricultura de qualidade sem o uso de ciência e tecnologia", garantiu.

O Prefeito de Zé Doca, Natim, destacou que a região tem grande potencial agrícola. "Temos terra boa e de qualidade. Só precisamos de orientação e tecnologia para desenvolver a nossa produção", garantiu.

Cláudio Azevedo anunciou, durante a reunião, que está atuando em parceria com a Embrapa Cocais e Planícies Inundáveis para mapear as vocações agrícolas de cada área e desenvolver pesquisa para melhoramento das produções. "Esse é o momento de conhecer todas as vocações de cada região", completou o secretário de Estado de Projetos Especiais, Jura Filho.

A Região

A área do Alto Turi e Gurupi abrange uma área de 27.777 km², onde estão localizados 18 municípios maranhenses: Amapá do Maranhão, Araguanã, Boa Vista do Gurupi, Cândido Mendes, Carutapera, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Godofredo Viana, Governador Newton Bello, Governador Nunes Freire, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Santa Luzia do Paruá e Zé Doca. A população total do território é de mais de 258,5 mil habitantes, dos quais 98,4 mil vivem na área rural, o que corresponde a 38,06% do total.

Zé doca em Foco 16/02/11

Um comentário:

Quero materias atuais!!! disse...

Caramba, esse blog é muito desatualizado, vcs demoram muito tempo com uma materia!!!