20 de abril de 2011

Campus Zé Doca inicia nova turma do Parfor


Zé Doca - O IFMA realizou, no último sábado 16, a aula inaugural da segunda turma do curso de Licenciatura em Matemática, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor – Campus Zé Doca.

Durante a solenidade, o reitor do IFMA, José Costa, defendeu a importância de se fazer um trabalho com qualidade, pois o profissional da educação tem participação importante na solução dos problemas da sociedade. “Meu papel é o de contagiar vocês alunos motivando-os para que não desistam. Vocês encontrarão ao longo desses quatro anos alguns obstáculos desmotivadores para continuar este curso, porém não permitam que nenhum desses obstáculos sejam motivos para desistir”.

Na ocasião, a coordenadora geral do Parfor no IFMA, Eliane Pedrosa, comentou que o Plano é um programa que se sustenta pela parceria de diferentes instituições, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituições de Educação Superior (IES), além das Secretarias de Educação de Estados e Municípios.

O coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do Parfor no Campus Zé Doca, Adiel Praseres Chaves, saudou todos os professores, alunos, servidores do IFMA e demais autoridades locais e relatou que este é um momento de transformação na construção e disseminação de novos conhecimentos.

O diretor geral do Campus Zé Doca, Ivaldo da Silva, destacou os desafios que irão surgir ao longo da jornada. “Mas, com o apoio de todos os parceiros, juntamente com os professores-pesquisadores comprometidos com a melhoria da qualidade de ensino, podemos, sim, construir cada vez mais uma escola democrática”, lembrou ele.

O aluno do 3º período de Matemática pelo Parfor, José Egídio, morador de Nova Olinda (MA) agradeceu aos colegas e professores pelo companheirismo e amizade. “Muitos de nós não tivemos oportunidade no momento em que éramos jovens e tínhamos mais energia, por isso ressalto a importância de se iniciar um curso superior ainda na juventude onde os jovens lancem mão de todas as suas forças físicas na busca de conhecimento”, observou ele.

Além dos novos alunos, o evento também contou com a participação da diretora de Desenvolvimento de Ensino do Campus Zé Doca, Davina Camelo Chaves; da chefe do Departamento de Educação Superior de Tecnologia, Rosângela Paixão; da coordenadora do curso de Licenciatura em Química do Parfor do Campus Zé Doca, Kelly Lima; da professora Nadiane Maria da Silva Serra, representante da Secretaria Municipal de Educação em Zé Doca; do vereador Gilmar Mendes, representante da Câmara Municipal de Zé Doca; dos novos professores que irão ministrar aula no Parfor; da ex-diretora do Centro de Estudos Superiores de Zé Doca/Uema, Rita Cutrim, entre outras autoridades locais.

Portal IFMA 

Zé Doca em Foco 20/04/11

Nenhum comentário: