12 de junho de 2011

Alunos do Campus Zé Doca desvendam Brasília

Zé Doca - Nos meses de maio e junho, 40 alunos do curso técnico em Secretaria Escolar do Campus Zé Doca visitaram Brasília (DF). Eles participaram de visitas técnicas a espaços como o Teatro Nacional, a Catedral, o Museu da República, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Memorial JK e a Biblioteca Nacional.

No dia 1º de junho, o grupo conheceu o Conselho Nacional de Educação, no qual participaram de uma sessão da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Na oportunidade, o grupo encontrou-se com o reitor do IFMA - José Ferreira Costa e com a pró-reitora de Ensino - Marise Piedade Carvalho, durante atividades da Câmara de Educação Básica de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional.

Na visita ao teatro, os estudantes assistiram a uma apresentação da Orquestra Sinfônica. “Alguns alunos choraram de emoção”, lembrou uma das professoras que integraram a comitiva.

Durante as visitas aos órgãos do poder, um dos alunos exclamou: "eu só via o plenário do Senado Federal pela televisão e nunca imaginei que um dia eu pudesse estar aqui".

No dia 2 de junho, os alunos conheceram a Biblioteca Nacional de Brasília, onde foram recebidos pela equipe pedagógica da BNB. Veja mais detalhes da visita aqui e aqui.

O grupo ainda visitou a Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi. Vale destacar que em Zé Doca, para que os alunos tenham contato com livros, além da Biblioteca do IFMA, há apenas um Farol da Educação e a Biblioteca da Uema.

“Para comprar um livro de auto-ajuda, por exemplo, é necessário fazer um pedido numa revista de catálogo e aguardar o livro chegar, o que demora mais ou menos 30 dias”, disse um integrante da comitiva.

Os alunos de Secretaria Escolar foram acompanhados pela professora Odaléia Alves da Costa e pela bibliotecária Nelia Maranhão, que desde fevereiro de 2011 trabalham no planejamento desta viagem.
 
Zé Doca em Foco 12/06/2011

Nenhum comentário: