22 de julho de 2011

Alunos de Zé Doca apresentam pesquisa sobre carvão vegetal

 Por Wanderson Lima 
O Grupo de Pesquisa em Análises Químicas Sustentáveis do Campus Zé Doca participou neste mês de julho, em Fortaleza (CE), do maior evento de Energias Renováveis da América Latina, o All About Energy. O encontro reuniu renomados pesquisadores na área de energias renováveis.

Os alunos Wirlen Alves, Darleila Costa, Liliane Vieira e Kelly Lima foram acompanhados pelo professor Sebastião Cidreira, coordenador da delegação maranhense.
 
O grupo apresentou o trabalho “Aproveitamento de Resíduos Gerados no Processamento de Carvão Vegetal”. Esse projeto utiliza a técnica de briquetagem para aglomerar os finos e aglutinantes (ligantes) disponíveis no município de Zé Doca, tais como, fécula de mandioca e cal virgem. Os briquetes obtidos revelaram baixo teor de umidade e de cinzas e alto poder calorífico.

“O grupo trocou experiências e adquiriu novos conhecimentos, o que serviu para estimular nos alunos o desejo de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável”, avaliou o professor Sebastião Cidreira.
 
Postado por: Maycon Alves

Zé Doca em Foco 22/07/2011

Nenhum comentário: