Seja muito bem vindo ao Blog Zé Doca em Foco

Vídeo em Destaque

ACESSE TAMBÉM

_________________________

Folha de Zé Doca

Folha de Zé Doca
_________________________

Blog do Maycon Alves

Blog do Maycon Alves
_________________________

Portal Viva Zé Doca

Portal Viva Zé Doca
_________________________

IFMA Zé Doca

IFMA Zé Doca
_________________________

A+zd

A+zd
_________________________

Blog Constantino Neto

Blog Constantino Neto
_________________________

Rádio Difusora

Rádio Difusora
_________________________

Blog do Zé

Blog do Zé
_________________________

Lago Verde Conectado

Lago Verde Conectado
_________________________

Search

Carregando...

Termos de Uso

Salientamos, que as opiniões expressas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog.
A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Atenciosamente:
Equipe Zé Doca em Foco

Zé Doca em Foco

O seu Jornal Online
Fique por dentro de tudo o que acontece em Zé Doca, e Região. Informação, Notícias, Shows, Galeria de fotos e muito mais.

Coberturas


Postagens mais populares

16 de maio de 2011

TERROR E MORTE: Fim de semana com 3 mortes em Zé Doca

Zé Doca - O final de semana foi marcado por três assassinatos em Zé Doca. Segundo informações fora um na sexta, outro no sábado e outro no domingo.
Informações ainda concretas, um jovem foi degolado. 
De acordo com a polícia, ninguém sabe o motivo do crime. A outra execução foi registrada na tarde de domingo. A polícia ainda tenta identificar os assassinos. 

Mais tarde mais informações!

Pensou se a moda pega???? 

Zé Doca em Foco 16/05/2011

AL decide desconsiderar pedidos de criação de municípios

Segundo o presidente da AL, nenhum deles atende exigências da nova resolução sobre o assunto.

SÃO LUÍS - A Assembleia Legislativa (AL) do Maranhão decidiu desconsiderar todos os oitenta e três pedidos de criação de municípios que estavam tramitando na casa. Segundo o presidente da AL, Arnaldo Melo (PMDB), nenhum deles atende às exigências da nova resolução sobre o assunto.

Ainda segundo o presidente da Assembleia, todo o processo terá que ser refeito, dentro das novas regras, o que pode excluir muitos pretendentes a município.

O problema em relação aos requerimentos antigos é que todos se enquadravam em regras da época dos últimos 81 municípios emancipados, em 1996. Essas regras não existem mais.

com informação imirante

Zé Doca em Foco 16/05/2011
13 de maio de 2011

Zé Costa deve disputar prefeitura de Zé Doca

Por Caio Hostilio
Zé Costa
Num bate-papo com o reitor do IFMA, José Ferreira Costa, mais conhecido em sua terra Zé Doca e para os íntimos apenas como Zé Costa, no lançamento do Programa Integrado de Educação Profissional do Maranhão – Maranhão Profissional, na última quarta-feira (11), Ele disse que deverá disputar a Prefeitura de Zé Doca. “É um sonho antigo, pois conheço as necessidades dos meus conterrâneos. Minha terra precisa ser tratada com carinho e com preocupação com a coisa pública, principalmente em áreas estratégicas para o desenvolvimento do município”, disse Zé Costa.
Caso se confirme sua candidatura, Zé Costa deverá disputar pelo PT, partido do qual é filiado. O certo é que a cidade ganharia muito em ter um prefeito do quilate de Zé Costa, além de ser filho da terra.

Zé Doca em Foco 13/05/2011

Hemetério Weba destaca potencial de atuação da Frente em Defesa da Baixada

Dep. Hemeterio durante entrevista ao Portal da Assembleia
São Luís - Ao ser entrevistado no programa Portal da Assembleia, da TV Assembleia, nesta sexta-feira (13), o deputado Hemetério Weba (PV) destacou o potencial de atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte. Weba, que faz parte da comissão, na condição de vice-presidente, disse que ela vai ser instalada oficialmente na segunda-feira, às 15h, e assegurou que os integrantes vão trabalhar no sentido de garantir o resgate da região.

Hemetério Weba frisou a importância da criação da Frente, proposta pelo deputado Jota Pinto (PR), que será o presidente da comissão. O deputado do PV assegurou que serão feitas audiências em quatro regionais (Viana, São João Batista, Pinheiro e Cururupu), a partir de junho, para ouvir diretamente da população os problemas que mais afligem a região, que tem sido esquecida ao longo dos anos.

O documento final, segundo Hemetério Weba, será entregue ao Governo do Estado e ao Ministério da Integração Nacional, apontando questões como salinização do rio Santa Helena, falta de infraestrutura para produção de pescado, estradas ruins e falta de investimentos no setor turístico e energético.

De acordo com o parlamentar, que é ex-prefeito de um dos municípios da região, Nova Olinda, a união que os deputados integrantes da Frente estão demonstrando vai garantir o sucesso dos trabalhos.

Já foi definida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), na quinta-feira (12), em reunião na presidência da Casa, a programação da sessão especial da próxima segunda-feira (16), para discutir o Desenvolvimento Sustentável da Baixada Maranhense, quando haverá a solenidade de posse da Coordenação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte Maranhenses. Foram convidados prefeitos e membros da bancada federal (senadores e deputados), prefeitos e a coordenação da frente é formada pelos deputados Jota Pinto (presidente), Hélio Soares (vice), Hemetério Weba (vice), Raimundo Cutrim (relator), Arnaldo Melo, Alexandre Almeida, Edson Araújo, Edilásio Júnior, Eduardo Braide, Manoel Ribeiro e Rogério Cafeteira.

Waldemar Têrr
Agência Assembleia

Zé Doca em Foco 13/05/2011

Revoltada, população invade delegacia e mata dois presos na Baixada

Pedro do Rosário - Revolta e vandalismo na tarde desta sexta-feira (13), na cidade de Pedro do Rosário, município localizado na Baixada Maranhense. Dois homens foram assassinados por moradores da cidade dentro da delegacia de forma brutal após serem presos acusados de cometerem um homicídio no último fim de semana.

Para fazer justiça com as próprias mãos, a população invadiu a delegacia e assassinou os presos a pedradas e pauladas. Em seguida, os presos teriam sido degolados, mas a polícia ainda não confirmou essa informação.

A polícia nada pôde fazer para conter a fúria da população. Isso porque, até o comandante do 10º Batalhão de Pinheiro, coronel Ramos, foi feito refém no momento da barbárie.

Entenda o caso


O fato aconteceu por volta das 14h, durante realização de uma audiência em Pedro do Rosário para tratar da segurança naquela cidade. O evento transcorria normalmente até que Sebastião dos Santos Monteiro e Fábio dos Santos Monteiro foram reconhecidos por populares. Eles eram acusados de terem assassinado um morador do município no último fim de semana.

A polícia foi acionada e, com o auxílio dos moradores da cidade, conseguiu prender os criminosos. A dupla foi encaminhada para a delegacia.

No entanto, a população estava revoltada. Utilizando paus e pedras, populares invadiram e depredaram a delegacia para assassinar Sebastião e Fábio. Impossibilitados de fugir, os presos foram assassinados de maneira bárbara. Após serem agredidos, os dois teriam sido degolados pelos populares.

imirante

Zé Doca em Foco 13/05/2011
11 de maio de 2011

Governadora lança Programa de Formação Profissional

São Luís - O Programa Integrado de Educação Profissional do Maranhão - Maranhão Profissional foi lançado nesta quarta-feira (11), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, pela governadora Roseana Sarney com a participação de secretários estaduais, empresários, representantes da iniciativa privada, de instituições públicas e autoridades.

De acordo com a governadora, o programa visa qualificar a mão de obra local, para que os maranhenses possam ocupar os novos postos de trabalho que estão sendo criados. Ela ressaltou que a iniciativa é motivada com a forte parceria estabelecida entre o seu governo e as instituições de ensino público e as empresas que estão se instalando no Maranhão.

“O Maranhão Profissional consolida a minha decisão de possibilitar a todos os maranhenses os meios para que esses empregos sejam ocupados preferencialmente por nossa gente”. Ao todo, R$ 800 milhões serão investidos para financiar a educação profissionalizante nos próximos anos em todo o estado. 

Na ocasião, a governadora assinou a Medida Provisória criando a coordenadoria executiva e instalando os Conselhos Consultivo e Deliberativo, formados por representantes estaduais, das instituições públicas e iniciativa privada, responsáveis pelo acompanhamento, definição das ações e fiscalização do programa.

Segundo o Pró-Reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e coordenador do Projeto, Fernando Lima, o programa tem como objetivo levar capacitação profissional, técnica e tecnológica, além de graduação e pós-graduação aos maranhenses, para que eles tenham oportunidades de emprego. 

O programa irá preparar mão de obra qualificada para atender a demanda dos grandes projetos a serem instalados e os já em andamento no estado, cujos investimentos estão estimados em mais de R$ 100 bilhões nos próximos cinco anos. O Maranhão Profissional prevê ainda a capacitação profissional, a formação de docentes, o fortalecimento da estrutura física da rede de educação formal e do sistema de ciência, tecnologia e inovação do estado. 

“A nossa responsabilidade é atrair investimentos, mas também criar condições para recebê-los, como garantir infraestrutura, principalmente mão-de-obra qualificada”, destacou o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo.

Investimentos 

Entre os investimentos em andamento e a serem instalados no Maranhão estão os da OGX, que em 2010 descobriu grandes reservas de gás na Bacia do Parnaíba, em Capinzal do Norte, e aguarda licença para iniciar prospecção na bacia Pará-Maranhão, no litoral. 

A Suzano inicia neste mês, a construção da fábrica de celulose em Imperatriz. A Votorantim começará a produzir cimento em São Luís a partir de outubro. A MPX implanta termelétricas em São Luís e no município de Santo Antônio dos Lopes. A Guza Nordeste conclui, ainda este ano, sua planta siderúrgica de Açailândia, e já começou a produzir cimento. A Notaro Alimentos implanta em Balsas projeto de produção de carne de frango, enquanto que a Schincariol duplica a fábrica de Caxias e a AmBev a sua planta de São Luís. 

Fases

A implantação do Programa se dará em duas fases. A primeira será desenvolvida já neste ano e vai até 2014, envolvendo 20 municípios. Nesta etapa, os cursos contemplarão os níveis de educação inicial e continuada, técnica, além de programas voltados ao reforço escolar (aumento e melhoria da escolaridade formal). Estão incluídos na 1ª fase as cidades de São Luís, Imperatriz, Balsas, Caxias, Grajaú, Codó, Açailândia, São José de Ribamar, Bacabal, Timon, Pedreiras, Santa Inês, Paço do Lumiar, Pinheiro, Rosário, Bacabeira, Aldeias Altas, Santo Antônio dos Lopes, Godofredo Viana e Centro Novo do Maranhão.

Já a segunda fase compreende a expansão e consolidação do programa. O objetivo é atingir um total de 64 municípios. A 2ª etapa será desenvolvida no período de 2012 a 2014, e incluirá além dos níveis contemplados na Fase I, a educação tecnológica, educação superior e pós-graduação.

Onde se inscrever?

O site do Maranhao Profissional já esta disponível no endereço www.ma.gov.br/maranhaoprofissional. Quem não tiver acesso à internet, pode buscar atendimento nos espaços Viva Cidadão e nas Agências do Sine.

Zé Doca em Foco 11/05/2011

Prefeito Márcio Weba realiza grande festa com distribuição de prêmios em homenagem ao dia das mães


Araguanã - A prefeitura de Araguanã, através do prefeito Márcio Weba realizou no último sábado (07), uma grande festa para homenagear as mães araguanenses.

Na festa houve sorteios de geladeiras, um fogões, tv’s e outros prêmios para as mães presentes no evento, sem dúvida uma noite para ficar na história de Araguanã.

Várias mães ainda participaram de um desfile e houve também muita música em homenagens as mães.
Logo após o sorteio dos prêmios, a banda de Josy Mel do Pará fez o melhor da música ao vivo para uma multidão de pessoas presentes na local.

Zé Doca em  Foco 11/05/2011


Prefeito Natim realiza grande festa para as mães que contou com o sorteio de uma moto 0 km

Entrega da moto para a mãe Maria Antonia
Zé Doca – No último dia (7), a prefeitura de Zé Doca promoveu uma imensa festa com a distribuição de mais de 500 prêmios em homenagem ao dia das mães.

De inicio o assessor de comunicação da prefeitura Zaqueu Serra; abriu a comemoração convocando a presença dos pastores que foram representados com uma mensagem do Pastor Marcio da congregação Presbiteriana, ressaltando o valor das mães de acordo com o exemplo de Maria mãe de Jesus. Em seguida os pastores ministraram uma oração por todas as mães.

A cantora Marivan Aguiar, fez uma participação entoando alguns louvores que agradaram muito a multidão de mamães que se concentrava na Praça do Comércio, após o vice-prefeito Manuelzinho e o Prefeito Natim expressaram a felicidade de estar com o povo congratulando-se nesta data tão especial. Logo após começou o sorteio dos prêmios que deixou a população em plena expectativa, principalmente do prêmio surpresa que foi revelado durante o evento: “uma moto Yamaha Cripton” que deixou todos em polvorosa, mas como se sabe apenas uma mãe poderia levar este incrível e valioso  premio e foi a mãe Maria Antonia dos Santos.

Prefeito Natim
Para fechar a noite houve a grande festa com a consagrada banda Catuaba com Amendoim. No entanto as comemorações do dia das mães não se restringiram só a sede do município, onde também houve uma celebração do dia das mães no Hospital Municipal sexta pela manhã, mas se estenderam aos povoados que o compõem. Muitos prêmios foram distribuídos e houve presença maciça da população dos munícipes. Sendo que aconteceu na sexta pela manhã no povoado Igarapé Grande, na sexta às 19:00hs no Quadro, Domingo de manhã em Ebenézia e Domingo a tarde na Nova Conquista contando com a presença do Prefeito Natim e toda sua comitiva que animou e organizou o evento em todas as localidades.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Zé Doca.

Zé Doca em Foco 11/05/2011

Frente Parlamentar em Defesa da Baixada será instalada dia 16

 Waldemar Terr
Agência Assembleia

A comissão de deputados responsável pela instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte Maranhense definiu, nesta terça-feira (10/05), o calendário de atividades e de visitas às regionais. Participaram da reunião o futuro presidente da Frente e autor da proposta de criação, Jota Pinto (PR), os deputados Hélio Soares (PP), Eduardo Braide (PMN) e Rogério Cafeteira (PMN).

Jota Pinto explicou que a Frente Parlamentar será oficialmente instalada na próxima segunda-feira (16), às 15h, pelo presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), após a realização de sessão especial solicitada pelo deputado do PR para tratar também da Baixada Maranhense. Em seguida será apresentado o cronograma de trabalho, com a participação de prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e outros convidados. Pinto disse que pretende também solicitar estudo sobre a viabilidade de implantação de projetos industriais para gerar emprego e renda na região, sem agredir o meio ambiente da Baixada. 

Ficou definido no encontro que haverá quatro reuniões em municípios da Baixada Maranhense (Pinheiro, Viana, São João Batista e Cururupu), após a instalação oficial de segunda-feira. 

“Vamos colocar o pé na estrada e discutir com quem vive, mora e conhece os problemas da região”, afirmou Jota Pinto. O parlamentar do PR garantiu que todo trabalho será realizado com ajuda de técnicos para montar um relatório de atividades. 

O deputado Hélio Soares fez a defesa da Frente parlamentar na mesma linha e elogiou a iniciativa do colega Jota Pinto. Soares afirmou que caberá à comissão fazer um diagnóstico para mostrar as peculiaridades e potencialidades da Baixada Maranhense. O parlamentar assegurou que é preciso ouvir diretamente da população os problemas que mais afligem, a exemplo da salinização dos campos naturais. 

O deputado Eduardo Braide foi outro que citou o risco de salinização dos campos e disse ser preciso descobrir como anda o projeto para construção de diques e recuperação das barragens, além da questão da instalação de cercas. Braide disse que os deputados servirão de ponte entre as reivindicações da população e as autoridades. 

Rogério Cafeteira citou os mesmos problemas que afligem a região e lembrou que se a salinização não for resolvida, poderá colocar um ponto final na agricultura e pecuária na região. “É preciso discutir a questão das barragens para que os campos sejam revitalizados”, defendeu. 

Todos foram unânimes em dizer que a construção de barragens vai proteger os campos inundáveis da região, que abrange os municípios de Viana, São João Batista, Cajapió, Bacurituba e Bequimão e tem 120 km de extensão. 

Também integram a frente Hemetério Weba (PV), Marcelo Tavares (PSB), Edson Araújo (PSL) e Edilázio Júnior (PV). 

Zé Doca em Foco 11/05/2011
6 de maio de 2011

Mensagem para as MÃES do dep. Hemetério Weba

5 de maio de 2011

Assembléia Legislativa aprova critérios para criação de novos municípios

São Luis - A Assembléia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (5), durante sessão extraordinária, o projeto de Resolução Legislativa nº 25/2011, de autoria da Mesa Diretora, que regulamenta a competência da Assembléia Legislativa para realizar estudos de viabilidade para a criação de novos municípios no Maranhão.
Depois da aprovação por unanimidade, o presidente da Assembléia, deputado Arnaldo Melo (PSDB), promulgou a Resolução, que entrará em vigor da data da sua publicação — no Diário da Assembléia. Como às sextas-feiras não acontecem sessões ordinárias, a Resolução será publicada no Diário da próxima segunda-feira, dia 9.
Então, a partir do dia 9 de maio começa a contar o prazo de 30 (trinta dias) para que comunidades de todo Maranhão dêem entrada aos requerimentos solicitando a criação de novos municípios.
De acordo com a Resolução Legislativa, o requerimento elaborado pela comunidade deve estar subscrito por, no mínimo, 10% (dez por cento) dos eleitores residentes na área geográfica a ser emancipada e com firma individualmente reconhecida (em cartório).
A proposta deve estar ainda acompanhada de um memorial descritivo da área a ser desmembrada, relacionando todos os povoados que integram o pedido de emancipação.
Recebido o requerimento, a Assembléia Legislativa iniciará os estudos de viabilidade municipal. Com este objetivo, será criada a Comissão de Triagem e Elaboração de Projetos de Criação de Municípios, que avaliará a regularidade da proposta dentro do prazo de 180 dias.
O estudo de viabilidade municipal é criterioso e consiste em examinar condições que permitam a consolidação e o desenvolvimento das áreas que pleiteiam a emancipação, adotando como requisitos as viabilidades econômico-financeira, político-administrativa e sócio-ambiental e urbana.
Ao fim desta etapa, o estudo de viabilidade municipal será publicado no Diário Oficial do Estado, quando se abrirá um prazo de 60 dias para impugnação.
A impugnação poderá ser feita à Assembléia Legislativa por qualquer interessado, pessoa física ou jurídica. O estudo de viabilidade será disponibilizado no site da Assembléia Legislativa durante o período impugnável (60 dias).
O processo terá continuidade com a realização de pelo menos uma audiência pública em cada um dos núcleos urbanos em vias de emancipação.
Encerrado o prazo para impugnação, cada requerimento será transformado em projeto de lei e, à luz do Regimento Interno, será encaminhado para a apreciação da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembléia Legislativa, que decidirá pela impugnação ou homologação da matéria.
Cada projeto deverá ainda ser submetido a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, da Assembléia Legislativa, que avaliará o aspecto constitucional e legal.
Por fim, se as comissões decidirem pelo deferimento da matéria, a Assembléia Legislativa autorizará a realização de plebiscito em consulta à totalidade da população do município origem, incluindo a área a ser emancipada. Só depois da aprovação popular, a Assembléia submeterá o projeto de lei a apreciação do plenário.
CRITÉRIOS PARA EMANCIPAÇÃO
De acordo com a Resolução, além das viabilidades econômico-financeira, político-administrativa e sócio-ambiental e urbana, as áreas a serem emancipadas devem atender aos seguintes requisitos:
I – população igual ou superior a seis mil habitantes;
II – eleitorado igual ou superior a 50% de sua população;
III – existência de núcleo urbano já constituído, dotado de infraestrutura, edificações e equipamentos compatíveis com a condição de município;
IV – número de imóveis, na sede do aglomerado urbano que sediará o novo município, superior à média de imóveis de 10% dos municípios do Estado, considerados em ordem decrescente os de menor população;
V – arrecadação estimada superior à média de 10% dos municípios do Estado, considerados em ordem decrescente os de menor população;
VI – Área urbana não situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente a União , suas autarquias e fundações;
VII – continuidade territorial;


Agência Assembléia


Zé Doca em Foco 05/05/2011
4 de maio de 2011

Jovem é encontrada morta na Secretaria de Saúde de Pindaré

Jovem foi encontrada já em estado de decomposição
Pindaré - Um crime misterioso abalou moradores da cidade de Pindaré Mirim. O corpo da jovem Maria Raimunda Trindade Nunes de apenas 19 anos, moradora do bairro Campo Agrícola naquela cidade, foi encontrado dentro de uma das salas da Secretaria de Saúde do município, sendo que ela não trabalhava no local. O corpo da mulher foi achado por funcionários da secretaria e já em estado de decomposição às 8h da manhã de segunda-feira, 02, dentro da sala do setor de zoonozes. Depois do achado macabro os servidores da secretaria ligaram imediatamente para a polícia. Segundo informações. A secretaria esteve em funcionamento até as 13h de sábado, dia 30.
Uma corda foi encontrada em torno da sua cabeça, fazendo com que a primeira hipótese fosse suicídio, mas a quantidade de sangue encontrado ao lado da vítima chamou atenção, ela teria lutado pela vida.
O médico legista chegou ao local por volta do meio dia e constatou em um primeiro momento que a vítima teria sido assassinada. O mais curioso é que a porta estava trancada por dentro, deixando evidente que o assassino tinha acesso ao local. Acredita-se que teriam consumido drogas no local, o criminoso teria trancado a porta por dentro, amarrado a vitima passando a corda em torno da cabeça e puxado, a parte da corda ficou na boca da vitima. Como a sala em que o corpo estava é feita de divisórias de madeira, o possível assassino pulou para a parte de fora da sala utilizando um armário de aço. O médico tem 15 dias para entregar os laudos oficiais a polícia civil para investigar o caso. Não se sabe como essas pessoas tiveram acesso ao interior da Secretaria de Saúde, muito menos as chaves das salas.
De acordo com informações de parentes da vitima, Maria tinha problemas com álcool e drogas e passava muitos dias fora de casa. Em seu bolso, foi encontrado um charuto, utilizado para fumar crack e fragmentos de drogas.

Zé Doca em Foco 04/05/2011

Prefeito Natim realiza grande festa para comemorar o dia do trabalhador em Zé Doca


Prefeito Natim era só alegria na comemoração
Zé Doca - O dia mundial do trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem a greve geral, que aconteceu em 1° de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. As conquistas desde então não foram poucas, pois a jornada de trabalho mundialmente foi reduzida para 8 horas e no Brasil em especifico no período de Getulio Vargas foi definido o salário mínimo, ou seja, o menor valor que um trabalhador pode receber no país princípio que vigora ate hoje.

No dia 1° de maio de 2011 em Zé Doca o Prefeito Natim promoveu um grande evento no Luxemburgo inédito na historia do município de Zé Doca tendo convidado todos os trabalhadores de sua gestão. O comparecimento foi praticamente total e a população mostrou uma grande aceitação a essa iniciativa.

Iniciado com o show do cantor local Beto Maranhão logo após o Secretário de Comunicação Zaqueu Serra apresentou a composição da mesa com todos os secretários com destaque para o Prefeito Natim, o Vice- Prefeito Manuelzinho e a Primeira Dama Ana Sampaio, a aniversariante do dia.

O mestre de cerimônias convocou o Pastor Fabio representando as igrejas locais para fazer uma leitura da palavra e uma oração em seguida ocorreram os pronunciamentos dos secretários e autoridades etapa finalizada com o Prefeito Natim que ressaltou a importância de estar próximo dos funcionários e deu ênfase ao fato de neste dia do trabalho ao invés de protestos por melhorias muitos direitos foram alcançados pela categoria e estavam sendo comemorados nesse ensejo.

Na ocasião houve churrasco, refrigerante e muitos prêmios sorteados para todos, o clima que predominava no evento era de fraternidade e muita alegria como tem se mostrado a administração Natim para o povo.

Zé Doca em Foco 04/05/2011

3 de maio de 2011

Dep. Hemeterio Weba solicita a presença do DNIT na Assembleia para dar explicações sobre o caos nas estradas maranhense


São Luís - Nesta terça-feira (03/05), durante a sessão realizada na Assembleia Legislativa, o Deputado Hemeterio Weba (PV) solicitou a presença do representante estadual do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - para que seja apresentado aos parlamentares um relatório demonstrativo que justifique o serviços de recuperação e manutenção das estradas maranhenses, realizados nos últimos 5 anos pela empresa Delta Engenharia.
O deputado pretende esclarecer o motivo pelo qual, estradas como a BR 316, 135, 222 sofrem frequentemente, estragos que impossibilitam o tráfego nas áreas, apesar de existir uma empresa contratada para a realização dos serviços.
“Os prejuízos não são somente financeiros, vidas se perdem diariamente nas estradas, pois, são tantos os buracos e crateras, que não há como acreditar que os acidentes acontecem apenas pela imprudência dos motoristas”, afirma Hemeterio Weba.
No último final de semana, as fortes chuvas interromperam o tráfego na BR 316, arrastando completamente a estrada na altura do quilômetro 58, próximo a Governador Nunes Freire, prejudicando também, Zé Doca, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médice, Araguanã e os municípios da região.
Hemeterio Weba lembrou ainda, que os serviços que a empresa executou na BR 316 ainda estão no prazo de garantia e que o DNIT precisa explicar porque a estrada se encontra nessas condições. “Não podemos calar diante da calamidade em que vivem os maranhenses e brasileiros que transitam nessas estradas”, finalizou o deputado.
O Presidente da Assembleia,  Arnaldo Melo foi solidário ao pedido de Hemeterio Weba e informou que o requerimento já está em andamento.
Márcia Carvalho
Assessoria de Comunicação do Gabinete
Zé Doca em Foco 03/05/2011

Hemetério Weba volta a denunciar caos em BR’s do Maranhão

Dep. Hemetério Weba
São Luís - O deputado Hemetério Weba (PV) voltou a denunciar, na sessão desta terça-feira (03/05), caos nas BR’s que cortam o Maranhão e citou especificamente as rodovias 135, 222 e 316. Weba disse que as estradas federais no estado estão intransitáveis e cobrou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) seja responsabilizado pelos serviços de péssima qualidade realizados nas BR’s.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), solidarizou-se com o pronunciamento de Hemetério Weba e garantiu que o caos nas estradas federais maranhenses preocupa todo Maranhão. Melo informou que já existe um requerimento convidando o representante local do Dnit para falar o assunto, que classifica de gravíssimo. Ele confirmou que as empresas que trabalham nas rodovias federais do estado têm executado serviços de péssima qualidade.
Antes, Hemetério Weba relatou o drama que a população enfrentou no final de semana, por conta da BR-222 haver cortado na altura do município de Nunes Freire, mas acusou o Dnit de nada ter feito ainda para resolver o problema. Weba contou que a população chegou a interditar a rodovia, causando transtornos maiores e contou que ele próprio enfrentou o problema quando se deslocou de Nova Olinda a Turilândia.
“É uma vergonha”, disse o parlamentar do PV em tom enfático. Ele afirmou que os serviços feitos na BR-316 pela empresa Delta Engenharia ainda estão no prazo de garantia e que o Dnit precisa cobrar da construtora.
Weba contou que a qualidade da rodovia é excelente no trecho que corta o Pará, mas no Maranhão os serviços feitos são de péssima qualidade. Afirmou que a situação se repete nas BR`s 135 e 222, com o registro de cortes e buraqueiras que ajudam a provocar acidentes fatais.

Agência Assembleia 

Zé Doca em Foco 03/05/2011

Enxurrada destrói pista da BR-316 próximo a Gov. Nunes Freire

SÃO LUÍS - As fortes chuvas que atingiram a região do município de Governador Nunes Freire, no Maranhão, durante o fim de semana, provocou estragos ainda maiores na BR-316. A enxurrada arrastou parte da pista na altura do quilômetro 58.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito foi parcialmente liberado na tarde desta segunda-feira (2), para a passagem de veículos. A previsão é de que o tráfego seja normalizado até a terça-feira (3).

Outros dois pontos, nos quilômetros 61 e 65, também apresentaram problemas após as chuvas. De acordo com a PRF, foram construídos desvios para a passagem de veículos nos locais.

Zé Doca em Foco 03/05/2011

Paradinha agrediu a mulher e parou da cadeia

Zé Doca – A equipe de Policia Civil prendeu no último dia 30 por volta das 23:30hrs o elemento de nome James de Araujo,mais conhecido como “PARADINHA” , 27 anos residente na Rua Osvaldo Cruz na Vila do Bec quando o mesmo agredia sua companheira. James já havia tido uma divergência mes passado e foi enquadrado na Lei Maria da Penha. Ele saiu da cadeia há menos de vinte dias.

A equipe de policiais fazia uma ronda de rotina nas imediações do Bar do Zé onde estava acontecendo uma festa, quando recebeu  informação que uma mulher estava sendo agredida pelo companheiro, os policiais se deslocaram até o local onde deram voz de prisão ao elemento. Segundo informação dos policiasi, ao chegarem no local havia uma aglomeração de pessoas onde o elemento agredia a mulher de nome Adriana Everton Nunes, 22 anos residente na Rua do Cajueiro, Bairro São Francisco, os policias informaram que  “paradinha”  já havia rasgado a blusa da vitima, a equipe conseguiu imobilizar o elemento levando-o para a delegacia.

Informações dão conta que o agressor havia consumido bebida alcoólica, no dia seguinte Adriana compareceu a delegacia regional onde representou criminalmente contra James Araujo, o “paradinha”, esta preso e à disposição da justiça.

Zé Doca em Foco 03/05/2011
2 de maio de 2011

Acidente com ônibus do cantor Lairton deixa quatro mortos

SÃO LUÍS - Quatro pessoas morreram em um grave acidente na estrada que liga Poço Redondo e Canindé de São Francisco, em Sergipe, no fim da tarde desta segunda-feira (2). A colisão envolveu uma ambulância e um ônibus, que seria do cantor maranhense Lairton e seus Teclados.

De acordo com um site de Sergipe, os mortos estavam na ambulância. As imagens, divulgadas na internet., foram feitas pelo passageiro de um ônibus que trafegava pelo local.

O empresário do cantor, Gilmar Medeiros, informou por telefone, que o motorista do cantor seguia sozinho no ônibus para Aracaju. E que o motorista da ambulância perdeu o controle da direção e bateu no ônibus.

Lairton, ainda segundo o empresário, está em Recife, de onde segue hoje para o Rio de Janeiro.

Imirante

Zé Doca em Foco 02/05/2011

Vote na nossa enquete: Como você avalia à atuação do Dep. Hemetério Weba até agora?


Estamos colocando no ar hoje uma série de enquetes (acima) para saber a sua avaliação sobre diversos assuntos relacionado á política da nossa região.

Na nossa primeira enquete, queremos saber a sua opinião sobre à atuação do Deputado Hemetério Weba até agora.


O deputado Hemetério Weba, desde o inicio do seu mandato vem se destacando na luta para a criação de novos municipíos. Além disso, o deputado já solicitou junto ao governo do estado várias melhorias para diversos municipíos da região e até o momento é um dos deputados mais atuante do estado.


Portanto, não deixe de votar na nossa enquente e dê sua opinião. A mesma ficará no ar por 10 dias apartir de hoje, passando o prazo; iremos divulgar o resultado e em seguida colocaremos outra enquete.

Uma enquete não é um método científico e portanto não é capaz de fornecer com precisão a intenção de voto do eleitor. Entretanto serve como um indicador de tendência e ferramenta de informação às pessoas que frequentam nosso site.

Se você quiser participar, vote, por favor, no local apropriado da enquete, mas deixe seu comentário aqui, porque queremos saber sua opinião.
 
Obrigado! 

Zé Doca em Foco

Deputados André Fufuca e Hemetério Weba discute soluções para problemas de limites dos municípios


Deputados André Fufuca e Hemetério Weba durante reunião
São Luís - O presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional, deputado André Fufuca (PSDB), coordenou, na manhã da quarta-feira (27), uma reunião que teve como pauta uma análise da real situação cartográfica do Maranhão, visando resolver os problemas de limites e ajudar no processo de criação de novos municípios.

A reunião contou com a participação de dirigentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Logo no início da reunião, o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Maranhão, Marcelo Virgínio de Melo, e o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), economista Fernando Barreto, explicaram que está em vigor um convênio celebrado entre os dois órgãos que permitiu um amplo trabalho de atualização de base territorial de todos os 217 municípios maranhenses.

Fernando Barreto frisou que o Imesc, criado pela Lei Nº 8.561, de 28 de dezembro de 2006 é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento, cujo objetivo institucional é auxiliar a área de planejamento, através da realização de estudos e pesquisas, acompanhamento e avaliação de planos, programas e projetos, bem como manter sistema de informação e cartografia.

Em sua explanação, Fernando Barreto foi enfático ao afirmar que o governo do Maranhão hoje está tecnicamente preparado, através do Imesc, para ajudar a encaminhar, de forma satisfatória, a solução dos problemas de divisas intermunicipais do Estado.

Barreto apresentou um trabalho do Imesc, dividido em seis volumes, com a catalogação de todas as 347 leis que versam sobre criação de municípios maranhenses.

O deputado André Fufuca ressaltou que cabe à Assembleia Legislativa resolver as distorções identificadas nas delimitações e dividas intermunicipais. Outro membro da Comissão de Assuntos Municipais, o deputado Hemetério Weba, frisou que a Assembleia tudo fará para resolver o problema, inclusive como forma de contornar pendengas judiciais que hoje atormentam muitas prefeituras do interior do Estado.

O chefe do IBGE no Maranhão, Marcelo Virgínio de Melo, informou que agora há instrumentos muito mais eficientes para a delimitação precisa dos limites dos municípios. Também participaram da reunião João Bernardo Gusmão, da Supervisão de Base Territorial do IBGE; Josiel Ferreira, diretor de Cartografia do Imesc, e o prefeito de Cajari, Joel Dourado.

Ao final da reunião, os deputados André Fufuca e Hemetério Weba recolheram documentos e cópias de estudos técnicos para o aprofundamento da discussão sobre o assunto. 

Agência Assembléia 

Zé Doca em Foco 02/05/2011
30 de abril de 2011

Dois assaltos em menos de 24 horas em Nova Olinda


Nova Olinda – Na última quinta-feira (28), dois assaltos chamaram atenção em Nova Olinda menos de 24 horas. Durante à tarde, por volta das 14 horas, dois homens invadiram a fazenda Santo Antonio, que fica nas imediações da cidade; e estes anunciaram o assalto que imediatamente renderam o casal proprietário da fazenda.

Os marginais levaram uma quantia em dinheiro ainda não revelada, mas segundo informações, os homens estavam atrás do automóvel, modelo Montana que estava na fazenda.

Os assaltantes deixaram o casal amarrado e seguiram em direção à Zé Doca. Os proprietários conseguiram se soltar e acionaram a PM. O automóvel foi abandonado no município de Zé Doca.

Até o fechamento desta matéria os assaltantes não tinham sido presos.

Assalto a Farmácia

Durante a noite no mesmo dia, a Farmácia Nunes que fica localizada no centro comercial da cidade, foi assaltada por um marginal, que rendeu a atendente e levou uma quantia de R$ 60,00.

O proprietário acionou a PM e a Guarda Municipal, que saíram em busca do elemento e efetuaram sua prisão. O assaltante foi levado ao DP e posteriormente a Delegacia Regional de Santa Luzia do Paruá.

Fonte: Cícero Ferraz

Zé Doca em Foco 30/04/2011

Lição de Cidadania em Nova Olinda: Escola Municipal Sarney Costa promove primeira ação comunitária


Fachada da escola Sarney Costa
Nova Olinda - Na última quarta-feira (27), a Unidade Integrada Desembargador Sarney Costa, através de seu corpo docente e discente, promoveu a primeira Ação Comunitária da Escola, para moradores dos bairros Novo e Vila Iracy.

O foco principal da campanha foi os pais e responsáveis dos alunos da comunidade escolar dessa unidade da rede municipal de ensino. Durante várias semanas foram desenvolvidas ações para a conscientização sobre os aspectos da limpeza e higiene de forma geral.

Na quarta-feira, a comunidade escolar foi reunida, principalmente os pais, para acompanharem uma série de palestras sobre a higiene, tanto pessoal, quanto no manuseio dos alimentos.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a Unidade Escolar desenvolveu um atendimento especial, com cortes de cabelos e serviços de manicure. Em parceria com a Secretaria de Saúde, duas salas de aulas, foram transformadas em consultório, onde os profissionais da área fizeram o atendimento.

Ressaltando o trabalho de todos que contribuíram para o sucesso dessa ação, o prefeito Delmar Sobrinho frisou “essa Ação Comunitária é realmente um evento que vai ao encontro das necessidades do cidadão. Para a Prefeitura é sempre importante participar de ações como essas que prestam serviços à comunidade, principalmente nos bairros Novo e Vila Iracy”, enfatizou ele.

Voluntários  à serviço do povo
A Gestora da Unidade, professora Francisca Andrade, destacou o apoio dos pais, professores, alunos e dos gestores da área de saúde, educação e de todas as pessoas que contribuíram para o sucesso da 1ª Ação Comunitária da Unidade Integrada Desembargador Sarney Costa.

As atividades ocorreram durante todo o dia, até que todas as pessoas fossem atendidas nos serviços ofertados pela Unidade Escolar.


Fonte: Cícero Ferraz

Zé Doca em Foco 30/04/2011

Critérios para criação de municípios gera insatisfação na Assembléia Legislativa


São Luís - O Projeto de Resolução apresentado pela presidência da Assembleia Legislativa possibilitando a criação de novos municípios pelo legislativo estadual, criou um mal estar tremendo entre o presidente do parlamento, Arnaldo Melo (PMDB) e alguns colegas de parlamento, principalmente os membros da Comissão de Assuntos Municipais da Casa.

A Comissão de Assuntos Municipais que é presidida pelo deputado do PSDB, André Fufuca ,  que já vem trabalhando o assunto há muito tempo e inclusive alguns parlamentares já haviam até viajado para outros Estados no intuito de acompanharem os processos semelhantes nos parlamentos vizinhos.

No entanto, os deputados foram pegos de surpresa com a divulgação do Projeto de Resolução, pois os estudos feitos pela Comissão foi em vão, além do mais, os integrantes da Comissão sequer foram ouvidos pela presidência da Casa para apresentarem sugestões e consideram uma intromissão nos trabalhos da Comissão.

Na última quinta-feira (28), após a sessão ordinária, os deputados que integram a Comissão se reuniram com o presidente Arnaldo Melo para cobrar explicações sobre a decisão da presidência da Casa.
Segundo o que foi apurado a reunião serviu para aparar possíveis arestas. O presidente Arnaldo Melo assegurou que o Projeto de Resolução não é definitivo e poderá sofrer alterações.

O Projeto será encaminhado para as Comissões de Justiça e Assuntos Municipais, onde sofrerá adaptações, para depois seguir para apreciação do Plenário da Assembleia.

Por Jorge Araguão

Zé Doca em Foco 30/04/2011

Publicidade

Parceiros

Lemos Supermercados

Lemos Supermercados

Noroeste

Noroeste

Galápagos Pousada

Galápagos Pousada

Ubla Financeira

Ubla Financeira

Area 21 Studio

Area 21 Studio

Pastel e Caldo

Pastel e Caldo

O Boticário

O Boticário

A Renovar

A Renovar

David Design

David Design