30 de abril de 2011

Dois assaltos em menos de 24 horas em Nova Olinda


Nova Olinda – Na última quinta-feira (28), dois assaltos chamaram atenção em Nova Olinda menos de 24 horas. Durante à tarde, por volta das 14 horas, dois homens invadiram a fazenda Santo Antonio, que fica nas imediações da cidade; e estes anunciaram o assalto que imediatamente renderam o casal proprietário da fazenda.

Os marginais levaram uma quantia em dinheiro ainda não revelada, mas segundo informações, os homens estavam atrás do automóvel, modelo Montana que estava na fazenda.

Os assaltantes deixaram o casal amarrado e seguiram em direção à Zé Doca. Os proprietários conseguiram se soltar e acionaram a PM. O automóvel foi abandonado no município de Zé Doca.

Até o fechamento desta matéria os assaltantes não tinham sido presos.

Assalto a Farmácia

Durante a noite no mesmo dia, a Farmácia Nunes que fica localizada no centro comercial da cidade, foi assaltada por um marginal, que rendeu a atendente e levou uma quantia de R$ 60,00.

O proprietário acionou a PM e a Guarda Municipal, que saíram em busca do elemento e efetuaram sua prisão. O assaltante foi levado ao DP e posteriormente a Delegacia Regional de Santa Luzia do Paruá.

Fonte: Cícero Ferraz

Zé Doca em Foco 30/04/2011

Lição de Cidadania em Nova Olinda: Escola Municipal Sarney Costa promove primeira ação comunitária


Fachada da escola Sarney Costa
Nova Olinda - Na última quarta-feira (27), a Unidade Integrada Desembargador Sarney Costa, através de seu corpo docente e discente, promoveu a primeira Ação Comunitária da Escola, para moradores dos bairros Novo e Vila Iracy.

O foco principal da campanha foi os pais e responsáveis dos alunos da comunidade escolar dessa unidade da rede municipal de ensino. Durante várias semanas foram desenvolvidas ações para a conscientização sobre os aspectos da limpeza e higiene de forma geral.

Na quarta-feira, a comunidade escolar foi reunida, principalmente os pais, para acompanharem uma série de palestras sobre a higiene, tanto pessoal, quanto no manuseio dos alimentos.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a Unidade Escolar desenvolveu um atendimento especial, com cortes de cabelos e serviços de manicure. Em parceria com a Secretaria de Saúde, duas salas de aulas, foram transformadas em consultório, onde os profissionais da área fizeram o atendimento.

Ressaltando o trabalho de todos que contribuíram para o sucesso dessa ação, o prefeito Delmar Sobrinho frisou “essa Ação Comunitária é realmente um evento que vai ao encontro das necessidades do cidadão. Para a Prefeitura é sempre importante participar de ações como essas que prestam serviços à comunidade, principalmente nos bairros Novo e Vila Iracy”, enfatizou ele.

Voluntários  à serviço do povo
A Gestora da Unidade, professora Francisca Andrade, destacou o apoio dos pais, professores, alunos e dos gestores da área de saúde, educação e de todas as pessoas que contribuíram para o sucesso da 1ª Ação Comunitária da Unidade Integrada Desembargador Sarney Costa.

As atividades ocorreram durante todo o dia, até que todas as pessoas fossem atendidas nos serviços ofertados pela Unidade Escolar.


Fonte: Cícero Ferraz

Zé Doca em Foco 30/04/2011

Critérios para criação de municípios gera insatisfação na Assembléia Legislativa


São Luís - O Projeto de Resolução apresentado pela presidência da Assembleia Legislativa possibilitando a criação de novos municípios pelo legislativo estadual, criou um mal estar tremendo entre o presidente do parlamento, Arnaldo Melo (PMDB) e alguns colegas de parlamento, principalmente os membros da Comissão de Assuntos Municipais da Casa.

A Comissão de Assuntos Municipais que é presidida pelo deputado do PSDB, André Fufuca ,  que já vem trabalhando o assunto há muito tempo e inclusive alguns parlamentares já haviam até viajado para outros Estados no intuito de acompanharem os processos semelhantes nos parlamentos vizinhos.

No entanto, os deputados foram pegos de surpresa com a divulgação do Projeto de Resolução, pois os estudos feitos pela Comissão foi em vão, além do mais, os integrantes da Comissão sequer foram ouvidos pela presidência da Casa para apresentarem sugestões e consideram uma intromissão nos trabalhos da Comissão.

Na última quinta-feira (28), após a sessão ordinária, os deputados que integram a Comissão se reuniram com o presidente Arnaldo Melo para cobrar explicações sobre a decisão da presidência da Casa.
Segundo o que foi apurado a reunião serviu para aparar possíveis arestas. O presidente Arnaldo Melo assegurou que o Projeto de Resolução não é definitivo e poderá sofrer alterações.

O Projeto será encaminhado para as Comissões de Justiça e Assuntos Municipais, onde sofrerá adaptações, para depois seguir para apreciação do Plenário da Assembleia.

Por Jorge Araguão

Zé Doca em Foco 30/04/2011

29 de abril de 2011

Prefeito Natim paga antecipado os salários do funcionalismo


Prefeito Natim
Zé Doca - O assessor de comunicação da Prefeitura de Zé Doca, Zaqueu Serra comunicou em um programa de rádio local, que o prefeito Natim antecipou os salários de todos os funcionários da área da educação que deveria ser pago no quinto dia útil do mês.

Segundo Zaqueu, disse que o prefeito tem pago os salários sempre em dias: "Enquanto a grande maioria das prefeituras pagam somente no quinto dia útil, o pagamento dos salários dos funcionários públicos de Zé Doca tem sido, na maioria, pagos dentro do mês".

Zaqueu disse ainda que a folha de pagamento atingiu mais de um milhão e quatrocentos mil reais, devido à chamada dos concursados e que os pagamentos foram depositados na conta na última quinta-feira (28).

Além do salário pago rigorosamente nas datas previstas o prefeito Natim tem desenvolvido várias ações na educação como; a implantação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários).

O prefeito Natim frisou; “que esta é uma ação que reflete o nosso desejo de administrar de forma organizada o município, fazendo sempre o melhor pelo nosso funcionalismo e pela população zedoquense”, disse o prefeito.

Zé Doca em Foco 29/04/2011

28 de abril de 2011

Assembleia define critérios para criar novos municípios

São Luís - A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa publicará, nos próximos dias, projeto de resolução administrativa, assinado pelo presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), que regulamenta as competências do Poder Legislativo do Estado do Maranhão no que se refere a elaboração de estudos de viabilidade municipal para a criação de novos municípios.

O referido projeto foi elaborado com base em estudos feitos pela Mesa Diretora da Casa e foi aprovado, unanimemente, por todos os deputados estaduais.

“Em nenhum momento, a Câmara Federal tomou a prerrogativa das Assembleias Legislativas de criar novos municípios. A única alteração que houve foi a de dar a Câmara a competência de definir o prazo ou período nos quais este processo pode ser realizado”, afirmou Arnaldo Melo.

De acordo com o presidente, o estudo de viabilidade municipal estabelece critérios rigorosos para a emancipação de novas cidades. Estes critérios, também de forma rigorosa, serão avaliados, ao longo do ano, pelo Legislativo Estadual. Para se tornar município, o povoado ou território que atender a todos os critérios ainda dependerá do resultado de uma consulta plebiscitária e aprovação de lei estadual individual por parte do plenário da AL.

“Não posso precisar o número exato de propostas sobre a criação de novas cidades. O que posso afirmar é que iremos avaliar todos os casos com o objetivo de realizar os plebiscitos e votações dos projetos de lei até o final deste ano”, disse Melo.

O estudo de viabilidade municipal tem por finalidade o exame e a comprovação da existência das condições que permitam a consolidação e desenvolvimento dos municípios envolvidos e deverá comprovar, preliminarmente, em relação ao município a ser criado, se foram atendidos os seguintes requisitos: população igual ou superior a seis mil habitantes; eleitorado igual ou superior a 50% de sua população; existência de núcleo urbano já constituído, dotado de infra-estrutura, edificações e equipamentos compatíveis com a condição do município; número de imóveis, na sede do aglomerado urbano que sediará o novo município, superior a média de imóveis de 10% das cidades do Estado, consideradas em ordem decrescente os de menor população; arrecadação estimada superior a média de 10% dos municípios do Estado, considerados em ordem decrescente os de menor população; área urbana não situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União, suas autarquias e fundações; continuidade territorial.
Atendidos estes requisitos, a Assembleia dará prosseguimento ao estudo de viabilidade municipal abordando os seguintes aspectos: viabilidade econômico-financeira; viabilidade político-administrativa; e viabilidade sócio-ambiental e urbana.

Os estudos de viabilidade municipal serão publicados no órgão de imprensa oficial do Estado e, a partir deste momento, se abrirá prazo de 60 dias para impugnações, por qualquer interessado, pessoa física ou jurídica, perante Assembleia Legislativa.

O saite da Assembleia (www.al.ma.gov.br) disponibilizará os referidos estudos para conhecimento público. Além disso, será realizada pelo menos uma audiência pública em cada um dos núcleos urbanos envolvidos no processo.

Caberá ao Legislativo deliberar sobre os estudos e suas impugnações, na forma de seu regimento interno, devendo decidir pela impugnação ou homologação.

Em caso de homologação, a Assembleia autorizará a realização de plebiscito para consultar a totalidade da população do município existente, assim como da área a ser emancipada. 

Agência Assembleia

Zé Doca em Foco 28/04/2011 

27 de abril de 2011

Dep. Hemetério Weba na luta pela emancipação dos municípios


Dep. Hemeterio Weba
São Luis - O deputado Hemetério Weba (PV),  desde o inicio do seu mandato vem se destacando numa árdua luta pela a criação de novos municípios no maranhão. Hoje, o parlamentar é membro da Comissão de Assuntos Municipais e defende na Assembléia que o Estado necessita de muito mais municípios; frisando que 80% dos municípios que já foram criados, evoluíram.

Uma visão de futuro – Hemetério Weba é um Deputado que acredita no potencial da região do Alto Turí e tudo faz para que cada município seja emancipado, de acordo com o desenvolvimento que possa apresentar no futuro. Com base neste ideal de beneficiar municípios, é que o deputado Hemetério Weba vem lutando na Assembléia pela a criação de novos municípios, mostrando sua grande preocupação em desenvolver a região do Alto Turí, onde cada Município recém-emancipado mostra seu desenvolvimento.

O Deputado Hemetério, junto com outros membros da comissão, vem lutando para reconquistar as prerrogativas de criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, que está sujeito a Legislação Federal. De acordo com Hemetério Weba, os membros da comissão receberam durante um encontro em Brasília com o presidente do Senado José Sarney, a promessa de que o Senado vai priorizar a matéria que devolve às Assembléias a prerrogativa de criar novos municípios. Segundo Hemeterio Weba, o senador garantiu que a proposta será votada no prazo mínimo de 60 dias, depois de chegar ao Senado.

Segundo Hemetério Weba,  os povoados mais distantes da sede acabam sendo abandonado pelo poder público e quem sofre é a população. Ele disse ainda, que existem povoados distantes das sedes dos municípios e destaca que a emancipação agiliza o progresso desses novos municípios.

Hemetério disse que tudo fará para trazer para as Assembléias a prerrogativa de criar novos municípios e assim, sobretudo, com a emancipação política, a população vão escolher o prefeito, escolher os vereadores, e ter sua própria estrutura administrativa.

Pleiteiam emancipação política os seguintes povoados na Região do Alto Turí;
Ebenézia (Zé Doca); Nova Conquista (Zé Doca); Quadro (Zé Doca); São Pedro (Maranhãozinho); Monte Alegre (Nova Olinda do MA) e Josias (Zé Doca)

Zé Doca em Foco 27/04/2011

Detento sai da cadeia e mata homem em Bom Jardim

São Luís - O preso do Complexo de Pedrinhas, Cristiano Mesquita de Carvalho, beneficiado pela Vara de Execuções Criminais da Capital com a saída temporária de Páscoa, assassinou uma pessoa no interior do Estado.

Após o crime, Cristiano Mesquita de Carvalho foi preso por policiais da cidade e deverá ser transferido para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

O nome da vítima e a motivação do crime ainda não foram revelados.

mais tarde teremos mais informações, aguarde!.

imirante

Zé Doca em Foco 27/04/2011

26 de abril de 2011

Deputado Hemeterio Weba recebe Gerente de Relações Institucionais da Oi

Luis Mauricio e o Dep. Hemeterio Weba
São Luís - Nesta terça (26), o deputado Hemeterio Weba (PV) recebeu em seu gabinete o gerente-executivo de Relações Institucionais da "Oi", Luís Maurício dos Santos Lopes.

O encontro ocorreu em virtude das indicações, em que o deputado solicita providências imediatas para a extensão do sinal da operadora até o povoado Cujupe, no município de Alcântara e também, nos municípios da Baixada Maranhense e Alto do Turi

De acordo com Luís Maurício dos Santos, já existe o interesse da operadora em prestar o serviço e, no momento, a empresa se comprometeu em realizar um estudo de viabilidade técnica na região.

Por: Márcia Carvalho

Zé Doca em Foco 26/04/2011

Indicações do Deputado Hemeterio Weba são encaminhadas ao Governo do Estado


São Luís - Durante as sessões da Assembleia Legislativa deste mês, o deputado Hemeterio Weba (PV) encaminhou inúmeras solicitações à Governadora Roseana Sarney e às instituições públicas e privadas. As indicações têm o objetivo de atender centenas de usuários dos serviços de telefonia celular, correntistas de agências bancárias e principalmente, a população dos municípios do Alto do Turi e Baixada Maran hense.
Para o município de Presidente Médice, foi solicitada a reforma e ampliação da Escola Gardênia Ribeiro Gonçalves. O pedido que vai beneficiar 220 alunos inclui ainda, a construção de um refeitório, duas salas de aula, uma sala para a direção, uma biblioteca e uma quadra poliesportiva.

Os usuários do Terminal do Cujupe também foram lembrados pelo deputado. Durante a sessão, foi solicitado ao Superintendente do Banco do Brasil Sr. José Avelar M. Lopes, por meio da indicação, as providências necessárias para a instalação de caixas eletrônicos do Banco do Brasil. “A instalação do caixa eletrônico vai facilitar a vida de milhares de pessoas que por ali trafegam anualmente”, explicou Hemeterio Weba.
Ao povoado do Cujupe e município de Alcântara o deputado requereu aos Gerentes Regionais da Vivo e Tim, Rodrigo Pereira e Luiz Henrique Delmondes, respectivamente, e também, ao Representante Executivo de Relações Institucionais da Oi, Luiz Maurício Santos Lopes a extensão do sinal das três operadoras. “A situação exige solução urgente, já que os usuários do serviço ficam incomunicáveis durante o trajeto”, comenta. 
Segurança pública também foi destaque nas indicações do deputado. Na indicação do dia 13 de abril, o deputado solicitou ao Governo do Estado a aquisição de uma viatura de polícia e recursos para a reforma do prédio da Delegacia de Polícia de Santa Luzia do Paruá. Além de Santa Luzia do Paruá, o pedido vai beneficiar Nova Olinda do Maranhão e Presidente Médice.
Por: Márcia Carvalho   

Zé Doca em Foco 26/04/2011

Projeto de lei do deputado Hemeterio Weba aperfeiçoa lei de acessibilidade no ferry boat


São Luís - A Lei nº 8.744 de 28 de dezembro de 2007 de autoria da deputada Graça Paz foi criada com o objetivo de fixar normas e disciplinar a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao transporte do Ferry Boat no Maranhão.
No artigo primeiro a lei instrui que as embarcações deverão ser adaptadas de modo a permitir e facilitar o acesso e em seguida, especifica que tipo de equipamentos deverão ser instalados para a adequação do transporte. A lei também trata de multa aos infratores, valores que variam de R$ 2.000,00 (Dois mil reais), na primeira reincidência a R$ 50.000,00 (Cinquenta mil reais) caso o infrator insista no não cumprimento da lei.
No entanto, para que leis sejam funcionais é necessário que se estabeleçam dispositivos para o amparo eficaz dos beneficiados. Neste caso especial, a lei existe  mas não determina um órgão fiscalizador responsável e sequer, obriga as empresas a informar os passageiros sobre o seus direitos.
Percebendo essa necessidade o deputado Hemeterio Weba (PV) propôs um Projeto de Lei alterando a redação vigente e incluindo o seguinte artigo:
Art. 3º - A fiscalização da presente lei, bem como a aplicação das penalidades nela previstas são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura
Parágrafo 1º - As empresas concessionárias do transporte de ferry boat afixarão cartazes nos terminais e nas embarcações, dando informe sobre os direitos dos passageiros previstos nesta Lei, bem como o contato telefônico para reclamação.
O Projeto de Lei encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa do Maranhão aguardando o resultado para entrar em vigor a partir da sua publicação.

Fonte: Blog do Dep. Hemeterio Weba

Zé Doca em Foco 26/04/2011

Assessores Técnicos da FIEMA visitam o gabinete do Deputado na Assembleia

Daniel Aguiar, Dep. Hemeterio Weba e Roberto Bastos.
São Luis - Nesta terça-feira, 26 de abril, na Assembleia Legislativa, estiveram presentes no gabinete do Deputado Hemeterio Weba (PV) os Assessores Técnicos da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão - FIEMA - Daniel Aguiar e Roberto Bastos.
O objetivo da visita, foi confirmar a presença do deputado no evento "Encontro com a Bancada Legislativa Maranhense"em que serão apresentadas as prioridades para o desenvolvimento do setor produtivo do Estado na visão da FIEMA.

O encontro acontecerá dia 27, quarta-feira, a partir das 18:30 no auditório da FIEMA. 



Por: Márcia Carvalho


Zé Doca em Foco 26/04/2011

Trio mata Zedoquense no Altamira com espancamento e facadas


Juvenal  ainda no local do crime
Parauapebas - Encontram-se presos na delegacia de Parauapebas, acusados de assassinar o maranhense Juvenal Pinheiro Abreu, 31 anos, de Zé Doca (MA), os indivíduos Nelson Gomes Coutinho, conhecido por “Neto”, natural de Moju (PA); Israel Henrique Cândido, conhecido por “Loirinho”, 21 anos, nascido em Tangará das Serra (MT); e Erinaldo da Silva Diniz, conhecido por “Balão” ou “Balaô”, 19 anos, natural de Mosqueiro (PA).

De acordo com registro policial, o trio executou Juvenal Abreu por volta das 23h30 da última quarta-feira (6), com espancamentos e facadas, no “Bar da Jose”, Bairro Altamira, Parauapebas.
No Boletim de Ocorrência registrado pelo cabo PM Nunes, o policial conta que, depois de ser comunicado pelo quartel via rádio sobre uma briga que estaria ocorrendo na Rua Amsterdã, esquina com a Rua Santo Antonio, no Bairro Altamira, se deslocou para o local indicado. Lá, se deparou com Juvenal Abreu caído ao solo, na frente de um bar, morto com várias facadas pelo corpo e espancamentos.

Horas depois, a polícia foi informada sobre as características dos possíveis matadores do rapaz, colocando na cadeia minutos depois os elementos “Neto”, “Loirinho” e “Balaô”, que se encontram presos à disposição da justiça. “Balaô” foi detido quando se encontrava no hospital municipal recebendo tratamento por ferimentos que acabara de receber durante a briga com a vítima.

Em depoimento, a dona do bar, Maria da Cruz Moraes, 47 anos, natural de Vitorino Freire (MA), informou que horas antes do crime chegaram duas mulheres no bar e tomaram três cervejas. Em seguida, chegou um homem e passou a conversar com as duas mulheres.

Acusado Erinaldo da Silva Diniz
Num instante, o homem puxou uma faca e bateu no balcão, quando os clientes se afastaram do local. Minutos depois, ela disse ter tomado conhecimento que havia uma pessoa morta com golpe de facas na frente do bar, enquanto o homem e as duas mulheres desapareceram do local.

Israel Henrique Cândido nega que tenha executado a vítima, embora afirme que estivera no início da noite com a namorada no local do homicídio, mas não se envolvera em nenhuma confusão.

Por sua vez, Nelson Gomes Coutinho diz que presenciou a briga no bar, foi atingido no nariz, mas também nega ter matado a vítima. A reportagem não teve acesso ao depoimento de Erinaldo da Silva Diniz. 

Fonte: Blog do Vela Preta

Zé Doca em Foco 26/04/2011