16 de fevereiro de 2012

Homenagem do site Zé Doca em FOCO ao dia do Reporter, 16 de fevereiro

Em Fevereiro comemora-se o dia dos caçadores de notícias, que diariamente nos deixam informados sobre os principais fatos ocorridos.

O profissional da informação. Numa redação de jornal ou revista pode ocupar desde a função de repórter até a de diretor. No primeiro caso, investiga e checa fatos para, depois, redigir notas, matérias, reportagens, entrevistas e artigos. Lembrando que a linguagem deve estar adaptada ao público para o qual escreve.
Se trabalha como editor, deve selecionar os fatos a serem investigados, editar as matérias escritas pelos repórteres e decidir o que vai ou não ser publicado. O chefe de redação dirige as reuniões onde se decide o que deve ser apurado, acompanha o trabalho dos repórteres e coordena o fechamento das edições. E o colunista escreve textos dando sua opinião pessoal. 
Já o pauteiro é responsável por fazer a pauta ou agenda do que deve ser apurado no dia. Ele levanta os fatos mais importantes que serão notícia na edição seguinte. Para todas as funções, o domínio de técnicas de redação, capacidade de reflexão e bons conhecimentos da língua portuguesa são fundamentais . 
Fora do jornalismo impresso, o repórter de televisão sai com uma equipe em busca da notícia. Apura os fatos e grava a reportagem. De posse do material gravado, o editor distribui as matérias selecionadas ao longo dos telejornais. Reúne som e imagem numa única fita e dá forma final à reportagem para ir ao ar. 
Há também os jornalistas que trabalham nas rádios, agências de notícias, assessorias de imprensa e em sites de conteúdo na Internet. 
Assim como em outras áreas empresariais, o profissional de jornalismo precisa investir em si próprio, fazer cursos, falar línguas, ter um "algo mais" que faça a diferença. 
Ele deve saber um pouco de história; como funciona seu país; sua sociedade e a de outros países. Por isso, a dica é nunca parar de escrever para não perder o estilo e a forma. E ler, para aprimorar a escrita e se atualizar. Por mais que tenha talento e os melhores materiais à mão, um jornalista mal informado não consegue produzir nada. Além disso, toda informação é importante, é bagagem que levamos para toda vida. 
A equipe do site Zé Doca em Foco, parabeniza à todos estes profissionais que tem o compromisso em levar a informação diariamente até as pessoas.

Zé Doca em FOCO 16/02/12

Nenhum comentário: