3 de agosto de 2012

Eleições 2012: O Folclore dos Apelidos

Conheça os candidatos a prefeito com apelidos interessantes no MA

É sabido que no Norte e Nordeste do país o uso de apelido nas pessoas é maior que nas outras regiões. Diante disto tive o trabalho de pesquisar por três dias o alcunha dos candidatos a prefeitos no nosso Estado. Sinceramente, esperava encontrar nomes de candidatos menos impactantes, mas, alguns destes apelidos são, como se diz na gíria popular, de tirar o chapéu antes de digitar o voto na urna eletrônica.

Nesta labuta pesquisei nada mais nada menos que  664 candidatos a prefeito no Maranhão.

Começamos com Joaquim Dentista, em Água Doce dizendo que “Água Doce vai continuar nos braços do povo”, mas, não falou no boticão. Encontrei o Arakem, em Alcântara disputando com o Ramon Zapata. Descambei para as bandas do Pindaré e encontrei o Fufuca, em Alto Alegre do Pindaré, vi, também, a Tate do Ademar, em Amapá do Maranhão e me impressionei em Aroeiras. Foi la quê eu vi o Haroldo do Zé Tude, a Luciana Trinta, o PP e a Valéria do Manim numa verdadeira briga de foice nas aroeiras.

Também fiquei impressionado com o Tota Vale disputando com a Simplesmente Maria, no Arari e lá em Bacurituba a Filuca de Sibá dizendo que “Bacurituba não pode parar”. Largado do talo é o candidato Naldo Menino de Rua, de Bela Vista, pedindo voto sozinho, sem coligação, diferente do Adriano dos Pescadores, de Belágua, que tem a colônia como apoio.


Encontrei o Magal do PT, em Bequimão e o Painho, num terreiro em Boa Vista do Piauí. Porém quem tem gogó é o GÓ, de Brejo, que conta com “A força do Povo”. O Ricardo Maneta, de Buritirana diz que está forte, o mesmo dizendo o Dunga, de Cândido Mendes. Quem abreviou o nome foi a Minga, de Carutapera, mas, quem ficou bonita na foto foi a Ducilene Belezinha, de Chapadinha e quem fez seu comercial foi o Adauto do Baratão. O Cicim, do Estreito, o Domingos Catraca, de Formosa da Serra contam com a vitória, o mesmo que Zé do Povo, de Fortaleza dos Nogueiras acreditando que “A nossa força vem do povo”.


Encontrei o Osto, da cidade de Governador Eugênio Barros e o Marcel Curió, de Governador Nunes Freire. Vi o Brunno do Breado, de Igarapé Grande, falando em “Reconstruir o Igarapé” e o Joãozinho do Dimaizão, de Itaipava do Grajaú. O Ribamar da Honda, de Iatpecuru Mirim, o Vete de Itinga, o Biné, de Joselândia e o trem fedeu com o Professor Coco e o Chico Foguete, que não fizeram coligação.


Encontrei o Chico Velho e o Tio Gal, de Maracaçumé, o Tete de Marajá da Serra e o Beto Pixuta, de Martinha. O Gugu, que não é Liberato, de Milagres e o Antonio Prestação, de Miranda do Norte, com o slogan “Miranda Livre”. Vi o Azul, de Mirinzal e o Júnior Bodão, de Montes Altos. Em Nina Rodrigues, encontrei o Riba do Xerém e em Olho D’água o Véi do Limão disse que “Olho D’água é para todos”.

Achei o Costinha, sem ser comediante, em Olinda Nova, o Pitó, em Paraibano e o Totonho do Chicote, em Pedreiras, falando em reconstruir a cidade. Em Peritoró, a Joana da Amovelar fez comercial e em Pinheiro o Filuca disse que “O trabalho está de volta” e o Companheiro Valdecy, não quer ser companheiro, pois, não fez coligação.

Em Pio XII o Carlos do Biné e Franze, vai para a disputa e em Poção das Pedras, o Júnior Cascaria disse que “Agora é a vez do povo”, em Presidente Dutra, o Orfileno Rapozão está de olho no galinheiro e o Lima da Eletronorte, não interligou a rede, pois não fez coligação. A Talita Laci, de Raposas e o Vasco, de Ribamar Fiqueni, estão na briga pela prefeitura. Em Rosário, a Rosa do Sindicato, não quis saber de coligação e o Balerinha, de Santa Filomena disse que estão “Unidos para mudar” e o Banga vai disputar com o Riba da Construção Civil, em Santa Luzia.


Quem disputa, também, em Santa Quitéria é o Bennhão e Quinha, em Santana. Em São Bernardo, a disputa é acirrada entre Júnior Esperança, Coraninho, Jesus Contador e Trinta. Em São Domingos do Azeitão, o Nicó diz que não tem para ninguém. Em São Domingos do Maranhão a disputa é de arrancar pica-pau do ôco: Zé da Folha, Tratorzão e Biscoito não dão moleza para adversário. Em São Francisco, o Júnior Furreca, diz que vai devagar, mas, chega lá, enquanto o Bidu e o Zezinho de Dedezão se enfrentam em São João do Curú. Em São João do Paraíso a briga está entre Eva Caju, Enfermeira Janeide e Beto Régis. O Colaço disputa por São José de Ribamar e Farinha Paé por São José dos Basílios.


O Quinco vai para a disputa em são Luiz Gonzaga, o Delzim, em São Pedro da Água Branca, o João Piquia, por Sítio Novo, em Zé Doca tem Natim, a Lilciomar da Auto Escola, por Senador La Roque, a Cristina da China, por Sucupira do Riachão, o Fabrício do Foto, por Timbiras, como também, o Dr. Bel, cujo slogan é “Ficha Limpa, Unidos para Vencer”. Em Timom, achei o Luciano Leitoa e a Alcione Maratá, na Trizidela do Vale. O Dininga, em Tutóia, e o Vá Batista, na Vila Nova.


Escolha o seu candidato, mas, não me pergunte o nome verdadeiro. Estes nomes estão no site do TRE do MA. 


Fonte: Surgiu
Zé Doca em FOCO 03/08/2012

Nenhum comentário: