19 de janeiro de 2014

Ações do Sebrae geram resultados e impulsionam trabalho de Empreendedor Individual


Micro empreendedor faz sucesso com a venda de doces e salgados a domicílio

Capacitações e cursos oferecidos pela unidade regional do Sebrae em Santa Inês tem impulsionado o trabalho de pequenos comerciantes que apostam no conhecimento e na formalização como ferramentas para o crescimento. Muitos exercem a atividade, ainda encontram dificuldade para gerenciar e atuar como pequenos empresários, mas estão disposto a superar entraves para alcançar o sucesso: este o é o caso do microempreendedor individual Claudio David Viana.  

Viana começou a trabalhar por conta própria há cinco anos, quando participou de um curso e aprendeu a produzir biscoitos caseiros. Ele reconhece que o crescimento da atividade começou somente após procurar o Sebrae. “A formalização foi fundamental para o crescimento do meu trabalho como empreendedor. Abriram-se as portas das instituições bancárias e tenho facilidade para conseguir capital de giro”, enfatizou.

O “Biscoito do Docinho” é uma referência na cidade; o negócio tem dado tão certo que hoje conta com dois auxiliares na linha de produção e um entregador para levar as encomendas até os clientes. Viana se emociona ao lembrar que sofreu um acidente doméstico e precisou interromper suas atividades profissionais por oito meses – em função de queimaduras no corpo – e foi amparado pelo seguro previdenciário.  

Quanto a este amparo legal, ele reconhece que “estar formalizado foi uma benção. No momento em que mais precisei fui beneficiado e agora estou mais motivado a trabalhar, honrando o compromisso de pagar em dia todos os tributos correspondentes a atividade que exerço”, refletiu.

Para o gerente da Unidade do Sebrae de Santa Inês, Aluízio Muniz, esse é o papel da instituição: orientar e sensibilizar os comerciantes de pequenos negócios a sair da informalidade. “O empreendedor tem mais oportunidade de crescimento e de sustentabilidade quando está legalizado”, revela e conclui “as capacitações também são  ferramentas importantes que disponibilizamos, por meio de palestras e outros eventos estamos chegando cada vez mais próximos desses empreendedores”, finaliza. 


Gilciléa Marques
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Santa Inês - Ma

Zé Doca em Foco

Nenhum comentário: