13 de maio de 2015

IDEB de Araguanã despenca e município recebe a visita do Ministério Público

O Ministério Público Federal e Estadual juntos desenvolveram um projeto chamado MPEduc, e realizaram na ultima terça feira (12), uma audiência publica sobre a queda da nota da educação básica na cidade de Araguanã, localizada à 250 km da capital São Luis.
O objetivo da ação era tentar encontrar o motivo que levara ao baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, nas escolas públicas do município.
A audiência contou com a participação de membros do Ministério Publico Federal e Promotores de justiça, alem do prefeito e secretário de educação do município.
Após ouvir representantes dos órgãos municipais, as pessoas expuseram os problemas enfrentados na educação, como as péssimas condições das escolas e a falta de professores capacitados, segundo o próprio prefeito, nenhum concurso publico foi realizado durante a sua administração, o que pode ter sido um dos fatores que levaram a queda do IDEB no município.
Os números de Araguanã são preocupantes, segundo dados do ministério da educação houve uma queda de 36%, saindo de 3.6 para 2.3, tendo em vista a projeção a queda foi ainda mais alarmante, de 44%, ou seja, o município de Araguanã atingiu pouco mais da metade da nota esperada.
Serão realizadas visitas em todas as escolas, o que vai permitir a verificação da situação estrutural e a identificação de problemas que requerem solução imediata.
Alem de Araguanã, também estão na lista cidades como Bacurituba, Belágua, Cachoeira Grande, Codó, Davinópolis, Lago da Pedra, Pedro do Rosário e Peritoró que tiverem queda ou apenas mantiveram a sua nota do IDEB.

A audiência faz parte do pacto Ministério Público Pela Educação.
Zé Doca em Foco 13/05/15

Nenhum comentário: