23 de agosto de 2015

Alunos do povoado Alto Alegre em Zé Doca sofrem com a falta de transporte escolar

Depois de inúmeros pedidos e denuncias dos moradores de Alto Alegre, que reclamavam da falta de transporte escolar para levar os alunos até Zé Doca, fui com minha equipe ao povoado conferir de perto o tamanho do problema, ao chegar na comunidade, descobrimos que a situação era bem pior do que a relatada.

Alguns alunos já chegaram a desistir dos estudos pela dificuldade de chegar até a escola, outros vão de bicicleta ou até mesmo a pé, sem transporte para levar os filhos até Zé Doca, os pais se viram como podem pra não vê-los fora da sala de aula.

"Ele saiu porque pegava muita poeira na estrada, chagava na escola cansado e suado e a professora reclamava, depois tinha que vir meio dia no sol quente."
Relata a Dona Maria mãe de um aluno que desistiu de estudar.

A falta do transporte escolar no povoado Alto Alegre e localidades próximas, hoje é o principal problema na educação desses alunos, com isso, o ano letivo acaba sendo prejudicado devido ao não cumprimento da carga horária previsto em lei, que é de 200 dias letivos. 

Na unica escola da comunidade de apenas uma sala de aula, o abandono é visível e nem água tem para as crianças beberem.

Essa escola é o retrato do censo escolar, que mostra uma grande diferença entre escolas da zona urbana e rural, como por exemplo, a rede de abastecimento de água, que nas cidades 94% das escolas possuem e na zona rural, apenas 27%, segundo os últimos dados divulgados.

A falta de estrutura no transporte escolar e o não cumprimento das metas exigidas pelo ministério da educação, são problemas graves enfrentados na educação de Zé Doca. 

Depois da exibição da reportagem em todo o estado, a assessoria de comunicação da prefeitura enviou uma nota a nossa redação.


NOTA:
1-Sobre as classes multisseriadas:
Não há irregularidade quanto a esse tipo de ensino, essa é uma forma de ensino na qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental simultaneamente, tendo de atender a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes.
2. Sobre a merenda escolar:
 A Merenda já está sendo distribuída, apenas seguindo uma ordem de calendário
3. Sobre a água e transporte escolar:
Em relação a essas duas dificuldades, a SEMED já está  tomando as devidas providências.
Assista a reportagem na íntegra.


Nenhum comentário: