24 de novembro de 2015

Prefeitura de Zé Doca recupera obras abandonadas pela ex-gestão

Depois de quase três anos de articulação junto ao Poder judiciário e ao Governo Federal, a Prefeitura Municipal de Zé Doca, a 302 km de São Luis, conseguiu autorização para recuperar todas as obras que por conta dos desvios de recursos foram abandonadas pelo Ex-Prefeito Raimundo Nonato Sampaio-Natim. Essas,  estavam esquecidas desde o início de 2013, ano em que o atual Gestor Alberto Carvalho começou através da procuradoria Geral do Município buscar todos os meios legais junto aos órgãos competentes para recuperará tais empreendimentos que por falta de prestação de contas da gestão passada ao TCU foram abandonadas.
Entre as obras retomadas, estão em fase de reconstrução as quadras poliesportivas dos bairros São Francisco, (onde também  está sendo construído uma creche para   240 alunos dias), uma quadra poliesportiva no centro (Frente ao colégio Princesa Isabel), outra no Bairro Vila Nova (ao lado do colégio Diolinda Gusmão) e mais uma no povoado conquista. Nessa mesma relação consta também a recuperação da academia da terceira idade.
Segundo informações da assessoria jurídica, das obras em reconstrução a primeira a ser liberada pela justiça foi a creche do Povoado quadro, a mesma já fora inaugurada e para a alegria da comunidade  já está em funcionamento.Além dessa creche, o povoado será em breve contemplado com entrega de uma UBS.
Fora esses serviços já anunciados, a Prefeitura  aguarda também a liberação para reconstruir o balneário da prainha, obra que fora iniciada com recurso da Caixa Econômica Federal  entretanto,  abandonada pelo Ex-Prefeito Natin, nesse mesmo pacote de obras  será incluso a recuperação da academia da terceira idade.
Relação das obras iniciadas pela atual Gestão
Na área da Saúde
Construção de quatro UBS, sendo duas no centro, uma no Povoado Josias e outra no povoado quadro, ainda na área da saúde, o Município e duas nos povoado Josias e Quadro. Alem das UBS, O Município também foi contemplado com a construção de Uma UPA. As demais UBS, já existentes no Município, todos os empreendimentos na área da saúde, a Prefeitura está concluindo as obras do CRAS, CREAS e o posto do INSS que irá atender todos os beneficiários da regional de Zé Doca.
AÇÕES NA INFRAESTRUTURA
No que tange à infraestrutura várias ruas e avenidas da zona rural e urbana foram melhoradas, outras receberam asfalto,  novos bueiros construídos.
“ Dentre  as ruas asfaltadas gostaria de fazer referência ao Bairro Amorim, ali os moradores passaram anos sofrendo a dificuldade de acesso, pois para se deslocarem de um lugar para o outro tinha que enfrentar igarapé e pontes, sem contar que em algumas situações os moradores percorriam até dois mil e trezentos metros para chegar até o centro de Zé Doca, hoje tudo mudou, pois as antigas pontes foram substituídas por bueiros duplos e tripulos, tudo pensando na comodidade dos moradores”.Enfatizou Dr. Alberto.
Ainda na infraestrutura, a Prefeitura de Zé Doca foi contemplada com o projeto mais asfalto do Governo do  bairos: Três quilômetros de asfalto para  a Vila nova, Paxiuba e uma parte na Vila do Beque ,na Zona rural já iniciou –se a construção de 12 escolas, seis acima de 10 salas e seis com 2 a seis salas.
EDUCAÇÃO
Aquisição de quatro novos ônibus escolares, concurso para professores, e valorização da categoria que se orgulha em receber o melhor piso salarial dessa regional.
Fora esses avanços, a prefeitura já iniciou a construção de mais doze escolas que irão beneficiar os estudantes dos seguintes povoados: Ebenezer, Quadro, Igarapé grande, Rio do Sangue. Dessas escolas, algumas estiarão recebendo também  as quadras poliesportivas.

De:Luis Cardoso
Zé Doca em Foco

Nenhum comentário: