2 de março de 2016

Cursos abertos on-line da Uema alcançam mais de 15 mil inscritos

Lançados em dezembro de 2015, os cursos abertos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) alcançaram, nesse mês de fevereiro, a marca de 15 mil inscritos, com alunos de 21 países. A instituição maranhense foi a primeira da modalidade a oferecer os cursos completamente gratuitos, ou Moocs ('Massive Open On-line Course'), na região Nordeste. Por meio de uma plataforma on-line, todo o material é disponibilizado em ambiente virtual: o Uemanet.

Somente no curso de Negociação, são quatro mil alunos inscritos. Ao todo, são 10 cursos abertos: Negociação, Bioética, Empreendedorismo, Dificuldades de Aprendizagem, Marketing e Varejo, Gestão com Pessoas, Ética Profissional, Princípios da Mineração, Direito Administrativo e Relações Internacionais.

Cada curso tem média 60h e dá direito a certificado de conclusão. “Talvez o mais importante seja que os cursos abertos baseiam-se na participação ativa de várias centenas ou milhares de estudantes, que auto-organizam sua participação em função dos objetivos da aprendizagem, conhecimentos prévios, habilidades e interesses comuns”, explica a coordenadora-geral do Uemanet, Ilka Serra.
Novos cursos
Nesta semana, a plataforma on-line vai passar por modificações e serão ofertados dois novos cursos por meio do Uemanet: Relações Internacionais e Desenvolvimento Humano e Educação.

“O ambiente passará a ser mais interativo, agradável e lúdico. O participante passará a aprender de uma forma gostosa e divertida”, destaca a coordenadora pedagógica de Design Educacional do Uemanet, Sannya Rodrigues.

Zé Doca em Foco

Nenhum comentário: