18 de janeiro de 2017

Sistema de monitoramento de câmeras de segurança para Zé Doca...“É viável e é importante”, diz Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela ao programa Rota da BR

Em entrevista ao repórter da TV Difusora de Zé Doca, ao Programa “Rota da BR” com Geovanne Tavares, no último dia 13 de janeiro em Carutapera o Secretário de Segurança Pública do Estado Jefferson Portela, falou da importância do sistema de vídeo monitoramento (câmeras de segurança) no estado do Maranhão. 
Para o secretário, o sistema de vídeo monitoramento é viável e muito importante, segundo ele, os locais que já dispõem desse sistema já registram automaticamente uma redução de mais 60% dos crimes, logo após o funcionamento. “Ela possibilita a presença do estado sem que o soldado esteja ali. É uma vigilância eletrônica e a intervenção do policial é imediata, as pessoas ficam no centro de monitoramento de controle e acionam as equipes de rua em qualquer suspeita ou ocorrência criminal. Isso é fundamental, o Brasil hoje caminha para isso.”

O secretário ainda citou o estado de Pernambuco, que há oito anos trabalha com esse sistema. Ele esteve acompanhando “In Loco” o funcionamento do sistema onde as câmeras de segurança do comercio e das escolas já estão interligadas ao sistema de monitoramento de segurança pública do estado.
O deputado estadual Josimar de Maranhãozinho em reunião com a cúpula da segurança publica do estado no dia 23 de novembro de 2016 apresentou o requerimento de sua autoria feito ainda em 2015 que pede o sistema de monitoramento de câmeras na Rua do Comércio de Zé Doca e ruas do COHATRAC em São Luís. 
O sistema de câmeras além de permitir visualizar, monitorar e gravar imagens de diversos ambientes simultaneamente age diretamente com o fator psicológico de dissuasão, pois o possível “criminoso” sabe que está sendo vigiado e suas imagens armazenadas pelo sistema, o que inibe a ação de invasores, depredadores, pichadores e pessoas mal intencionadas em geral no ambiente monitorado.

A importância do sistema de câmeras tem assegurado seu papel fundamental nas estratégias e políticas de segurança, seja no momento de atuar como fator psicológico de dissuasão ou como ferramenta na identificação e provas para acusação de criminosos diante do crime cometido.

Zé Doca em Foco

Nenhum comentário: