18 de fevereiro de 2017

Vereador Hennio Silvestre solicita iluminação pública em Zé Doca com lâmpadas de LED e tem requerimento aprovado por unanimidade.


O Vereador Hennio Silvestre (PSD), apresentou na sessão da última sexta-feira (17) na câmara de vereadores de Zé Doca, um requerimento que solicita a recuperação da iluminação pública em todo o município, já que a praticamente quatro anos as ruas estão as escuras. Um detalhe no pedido do parlamentar chamou a atenção, o vereador pediu que as lâmpadas comuns fossem descartadas e que fossem usadas lâmpadas de Led para iluminar toda a cidade, o que fez com que o nobre edil fosse aplaudido e elogiado pelos colegas que rapidamente e sem pensar aprovaram o seu requerimento por unanimidade.

"Eu quero o melhor para Zé Doca, eu quero o melhor para a minha cidade, eu quero o melhor para as pessoas que moram aqui e para as pessoas que nos visitam, é isso que eu quero." frisou o vereador.

A substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED é uma forte tendência, pois esta além de embelezar a cidade, oferece vantagens principalmente em termos de durabilidade e economia. Tanto que, após perceber que há uma redução real nos custos com energia, grandes cidades começaram a optar pela iluminação LED. No México e na Itália, por exemplo, o LED vem sendo utilizado na iluminação pública desde 2010.

Consumo de energia e eficiência
A energia consumida pelo LED é revertida em iluminação e não em calor, consequentemente não desperdiça energia.

* Lâmpada incandescente 60 W = luminária LED de 4,5 W com economia de 55,5 W/hora.

* Lâmpada fluorescente tubular de 40 W = luminária LED de 18 W com economia de 22 W/hora.

* Lâmpada dicroica 50 W = luminária LED de 6 W com economia de 44 W/hora.

Reposição das lâmpadas
O LED pode chegar a mais de 50.000 horas de vida útil, enquanto que:

* Incandescente = 1.000 horas

* Fluorescente Compacta = 6.000 horas

* Fluorescente Tubular = 7.000 horas

* Halógena = 3.000 horas

Em termos de durabilidade 1 LED = 50 lâmpadas incandescentes ou 8 lâmpadas compactas fluorescentes ou  16 lâmpadas halógenas.

Exposição de produtos
A iluminação LED não emite radiação IV/UV, o que evita danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos como roupas, calçados, móveis, decorações e obras de arte.

Descarte
Como o LED não possui em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio, não há necessidade de um descarte especial como as lâmpadas fluorescentes.

Veja abaixo a entrevista do Vereador Hennio Silvestre




Zé Doca em Foco

Nenhum comentário: